Inspirado por modelos bem-sucedidos, Governo de MT aposta novamente em gestão por OSS no Hospital Regional de Cáceres
Data:16/05/2025 - Hora:15h03
Arquivo
Experiências bem-sucedidas com a administração hospitalar por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS) em diversos estados brasileiros serviram de base para uma nova tentativa de implantação do modelo em Mato Grosso. Apesar de já ter enfrentado dificuldades com esse formato de gestão no Hospital Regional de Cáceres, o Governo do Estado acredita que, com mais rigor e controle, é possível obter os mesmos resultados positivos registrados em outras regiões do país.
Essa decisão está pautada no levantamento recente realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Opas, o Instituto Ética Saúde e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), cujo resultado revela que 34 dos 40 melhores hospitais públicos do Brasil são geridos por OSS — o que representa 85% do ranking. Os critérios avaliados incluem eficiência, satisfação dos usuários e segurança no atendimento.
Com esse foco, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) lançou nesta quarta-feira (14) um edital de chamamento público para selecionar uma nova OSS que será responsável pela administração do Hospital Regional Doutor Antônio Fontes e de sua unidade anexa. A proposta é melhorar a gestão hospitalar e garantir um atendimento mais eficiente, seguro e de qualidade à população.
Poderão participar do processo apenas entidades sem fins lucrativos previamente habilitadas como OSS no estado. O contrato de gestão terá duração inicial de 36 meses e poderá ser prorrogado, desde que a entidade atinja metas de desempenho e qualidade estabelecidas pela secretaria.
A OSS selecionada deverá prestar assistência 24 horas por dia, de forma universal, gratuita e dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A SES-MT garantiu que a nova gestão será acompanhada de perto, com foco em indicadores, metas e resultados mensuráveis para assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com a população.
fonte: Da Redação
» COMENTÁRIOS
|