Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 11 de Julho de 2025
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Coluna Religiosa: Humanidade de Jesus
Data:23/02/2025 - Hora:18h05
“Naquele tempo, Jesus chamou a multidão com seus discípulos e disse: ‘Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga’ (Marcos 8,34-9,1).
Se você quer ser discípulo
 
Bom, para começo de conversa, existe, no texto do capítulo 8 do Evangelho de Marcos, uma conjunção condicional, que é o ei em grego, que traduzido para o português é “se”. Esse termo indica que para que todas as outras afirmações que se seguem tenham a validade, há de se observar essa premissa, que é tão minúscula na sua morfologia – o “se” –, duas letrinhas, mas que revela toda a seriedade de uma resposta, caso essa resposta seja positiva: Se você, de fato, quer seguir Jesus.
Ao seguimento de Cristo, ninguém está obrigado
Você pode até achar Jesus muito bacana, muito legal, uma pessoa muito boa, amável, tão poderoso; você pode até realizar, dentro da nossa realidade cristã, muitos atos que têm aparência de cristianismo, que estão camuflados, digamos assim. Você pode até casar na igreja, você pode batizar seu filho, você pode entrar numa fila de comunhão quando isso lhe for conveniente, você pode fazer tudo isso sem querer ser um discípulo de Jesus. Isso é duro!
Por isso, vamos voltar aqui para a conjunção “se”. Se a sua resposta for querer seguir Jesus, aí sim tudo muda de figura, porque aquilo que era condicional, agora passa a ser vinculante, passa a ser responsabilizante. Então, Jesus, agora, nos dá uma série de instruções, uma série de exortações em alto e bom tom para quem quer ser o Seu discípulo:
Aparneomai, quer dizer, renuncie a si mesmo. A tradução original é “negue a si mesmo”; declare não conhecimento ou ligação consigo mesmo. Esqueça de si, perca o interesse próprio.
São expressões fortes que não tem nada a ver com o pedido de anulação da dignidade da pessoa, não é isso, da nossa identidade. Pelo contrário, Jesus pede que nós nos lancemos n’Ele, que nós coloquemos n’Ele tudo aquilo que somos, que nós nos percamos n’Ele para depois nos encontrarmos.
Renuncia a si mesmo
Renuncie a si mesmo e depois, levante a sua cruz; não é só tomar a sua cruz, é levantar a sua cruz, assumir a sua cruz. Não é apenas pendurar um pingente ou um cordão com uma linda cruz, mas é assumir as tribulações que unem você a Jesus Cristo no mistério do Seu sofrimento.
Não negue a sua cruz e depois “venha e siga-me”. Seja discípulo de Jesus, porque é próprio do discípulo andar atrás do seu mestre, nunca à sua frente, nunca pretender fazer o caminho sozinho, mas sempre depender total e exclusivamente do mestre. Se você quer ser discípulo de Jesus, seja muito bem-vindo a essa caminhada com Ele.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
 
Padre Donizete Heleno Ferreira é Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.



fonte: Padre Donizete Heleno Ferreira



rotary anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi novo
Multivida
zoom
High Society
Nesta quinta-feira (26), quem troca de idade, com elegância e bom humor de sempre é o advogado Luís Mário Castrillon Mendes Araújo! Figura querida no meio jurídico e também entre amigos, Luís Mário coleciona bons argumentos, boas histórias e bons momentos — e que venham muitos mais! A ele, desejamos saúde, conquistas e que essa nova volta ao sol seja repleta de motivos para brindar. Feliz aniversário! Flores multicoloridas a querida Andrea Carla, que celebrou idade nova cercada pelo amor e carinho dos familiares e rol de amigos. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano repleto de saúde e alegrias. Receba nossos Parabéns! Comemorou data nova a querida Mareni Gomes da Silva, uma mulher que une graciosidade, generosidade e um coração voltado ao bem. Sempre envolvida nas causas sociais e atuante no Grupo Amigos para o Bem, Mareni é daquelas pessoas que fazem a diferença. Que o novo ciclo traga ainda mais luz, saúde e alegrias para essa alma linda que tanto serve ao próximo.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados