Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Prefeitura IPTU
MPT-MT participa de audiência pública sobre trabalho infantil e aprendizagem legal promovida pela Câ
Data:28/11/2023 - Hora:17h49
O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) participará, nesta quarta-feira (29), de audiência pública acerca do combate ao trabalho infantil e do cumprimento da Lei da Aprendizagem pelas empresas que atuam no munícipio de Cáceres, a 218 km da capital. O evento, promovido pela Câmara Municipal da cidade, terá início às 9h30 e será realizado de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
 
Estarão presentes o procurador do Trabalho André Canuto de Figueiredo Lima, coordenador regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância); vereadores(as) e empresários(as) do município; e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MT), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MT).
 
A audiência
 
A audiência pública em questão visa a reforçar a importância da aprendizagem legal para a prevenção e combate ao trabalho infantil. Conforme a Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, conhecida como Lei da Aprendizagem, menores de 16 anos de idade não podem exercer qualquer trabalho, podendo o(a) adolescente trabalhar como aprendiz a partir dos 14 anos. Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e 15%, no máximo, dos(as) trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.
 
Atuação do MPT
 
O evento dará sequência à iniciativa do MPT-MT que busca acompanhar e fomentar a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da aprendizagem. Entre as ações tomadas anteriormente, está a expedição, entre os dias 6 e 8 de junho deste ano, de notificações recomendatórias a 87 empresas que atuam no estado e que possuem obrigação legal de contratar aprendizes nos municípios de Cáceres, Confresa, Diamantino e Peixoto de Azevedo.
 
Como resultado, uma série de empresas notificadas agiram para alcançar a regularização; em outros casos, houve a necessidade de autuação de Notícias de Fato (NF) e, eventualmente, de Inquéritos Civis (IC), devido ao não cumprimento da cota mínima legal e à falta de esclarecimentos.
 
“A partir da atuação promocional do MPT no Projeto Políticas Públicas, de forma preventiva e repressiva junto aos entes federativos municipais tendo como objetivo fomentar a previsão e adoção de políticas públicas efetivas e específicas para combater ao trabalho infantil em Cáceres, foi verificada pela Câmara Municipal a necessidade de realização de audiência pública com os empresários do município e as entidades qualificadoras SENAI, SENAC e SENAR para construção de soluções para os déficits constatados no município”, contextualiza Canuto, responsável pela iniciativa.



fonte: Assessoria



anuncie JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi
iptu
Multivida
High Society
Paz, saúde, realizações e prosperidades é o que desejamos a querida Viviane Rondon, que comemorou mais um aniversário.  O parabéns especial de hoje é endereçado a você!!!  No rol dos aniversariantes da semana, celebramos José Carlos Carvalho, uma pessoa muito querida no meio Cacerense. Desejamos um ano repleto de felicidades, realizações e momentos especiais. Parabéns Zé! Vivas ao empresário e rotariano Mailon Gomes que trocou de idade recebendo os parabéns dos companheiros e rol de amigos. Desejamos um ano novo cheio de sucesso, saúde e felicidades Salute amigo!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados