Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Prefeitura IPTU
Envelhecimento da população brasileira - Cenário 2030
Data:26/10/2023 - Hora:22h42

         Num documento recente intitulado MEGATENDÊNCIAS 2030, FIESP/CIESP, respectivamente, Federação das Indústrias e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, analisa os cenários a nível global e local (país) para o ano de 2030, ou seja, daqui a sete anos.  

       Muitos setores são analisados, com enfoque especial sobre crescimento da população, economia e renda da população; também, foca no que o Brasil teria relevância em 2030, como é o caso da elevada produção de alimentos e energias renováveis. Mas aqui queremos dar um enfoque no envelhecimento da população brasileira.  

            Destaca o referido documento que, o Brasil tem e continuará tendo uma taxa de envelhecimento que é superior à média mundial. Hoje são 7,1% de idosos (acima de 60 anos de idade). Considerando o total da população atual, 203 milhões de habitantes, temos 14, 61 milhões de idosos. Já em 2030, esse percentual subirá para 11,2% o que elevará o número para *22,73 milhões de pessoas idosas. *isso sem considerar o aumento vegetativo (nascimento menos morte) da população compreendido nesse período.  

          E o que esses números nos alertam: mais idosos - mais demandas por recursos da previdência social, mais clínicas geriátricas, medicamentos, cuidadores etc. Mas, também, demandas por empresas, produtos e serviços específicos a essa camada da população que detém uma renda per capita superior à dos jovens, por exemplo, que tem ainda muito potencial criativo, laboral, conhecimento e experiência técnica em determinada profissão ou ramo do setor de trabalho. Áreas como lazer, turismo, cultura, educação voltadas aos idosos terão sempre mais demandas e oportunidades para outras faixas etárias (jovens, adultos) atuarem.  

          Especialmente, nós do Remanso Fraterno João Gabriel, há quase 20 anos, trabalharmos com essa filosofia/missão de promover a pessoa idosa, nos aspectos psicossocial, econômico, cultural e espiritual. Estudos como esse da FIESP/CIESP vem corroborar o que já fazemos há alguns anos: dar suporte a uma demanda crescente aos idosos da nossa sociedade. E, o desafio maior, não é fazer POR ELES, mas fazer COM ELES, esse caminho.  

        Se esse tema lhe diz respeito, se informe, nos visite para saber e conhecer mais sobre nossa instituição e, se puder, se junte a nós nesse trabalho de AMOR AO PRÓXIMO. ___***Gilmar Batista Marostega é professor e voluntário no Remanso Fraterno João Gabriel 

 



fonte: Gilmar Batista Marostega



AREEIRA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
iptu
Multivida
zoom
High Society
Paz, saúde, realizações e prosperidades é o que desejamos a querida Viviane Rondon, que comemorou mais um aniversário.  O parabéns especial de hoje é endereçado a você!!!  No rol dos aniversariantes da semana, celebramos José Carlos Carvalho, uma pessoa muito querida no meio Cacerense. Desejamos um ano repleto de felicidades, realizações e momentos especiais. Parabéns Zé! Vivas ao empresário e rotariano Mailon Gomes que trocou de idade recebendo os parabéns dos companheiros e rol de amigos. Desejamos um ano novo cheio de sucesso, saúde e felicidades Salute amigo!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados