Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Inflação: De quem é a Culpa?
Data:30/03/2022 - Hora:07h08
Inflação: De quem é a Culpa?
Reprodução Web

Como diria o caipira, do jeito que tá a gente não véve, o salário diminói e os preço só que armenta, o trem anda cosquento mermo. E não temos o direito de discordar, sobretudo depois que inventaram duas armações do capeta, as etiquetas e maquininhas de remarcações de preços e sem exagero, esses abusos dão rasteira nos índices do governo,  basta dar uma visita a mercados, açougues, padarias e os cambaus. Pois bem, quando falamos sobre a inflação no Brasil, referimo-nos majoritariamente à inflação baseada no índice de preços ao consumidor, ou seja, IPC. O IPC brasileiro reflete a evolução dos preços de um pacote de produtos e serviços padrão que as famílias no Brasil adquirem para consumo. Para determinar a inflação, compara-se percentualmente o nível IPC de um determinado período em relação ao nível do período anterior. Havendo uma descida dos preços estamos então perante deflação (inflação negativa). Continuemos nos papos técnico-econômicos. Pois bem, segundo dados do IBGE, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial no país, fechou 2021 a 10,06%, sob forte influência dos preços dos combustíveis. Esse é o maior nível para um ano desde 2015, quando foi de 10,67%. Em 2020, a inflação foi de 4,52%. O resultado ficou bem acima do centro da meta estabelecida pelo BC (Banco Central) para o ano passado, que era de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.  

Em dezembro, a inflação foi de 0,73%, abaixo da taxa de 0,95% registrada em novembro. Em dezembro de 2020, a variação havia sido de 1,35%. Em conjunto, transportes, habitação, alimentação e bebidas responderam por cerca de 79% da inflação de 2021. O grupo vestuário (10,31%) fechou o ano com a quarta maior variação entre os grupos. O resultado da inflação de 2021 foi influenciado principalmente pelo grupo de transportes, que apresentou a maior variação (21,03%) e o maior impacto (4,19 pontos percentuais) no acumulado do ano. De acordo com o gerente do IPCA, Pedro Kislanov, a categoria foi afetada principalmente pelos combustíveis. 

A inflação do ano passado também foi puxada pelo grupo habitação (13,05%). De acordo com o IBGE, a alta foi influenciada pelo aumento da energia elétrica (21,21%). Desde setembro de 2021, está em vigor a bandeira tarifária escassez hídrica, que acrescenta R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos. Já o gás de botijão (36,99%) subiu todos os meses de 2021 e teve o segundo maior impacto no grupo. Só para o leitor ter uma ideia, a inflação em 2021 na Alimentação e bebidas foi de 7,94%; na Habitação: 13,05%; Artigos de residência: 12,07%; Vestuário: 10,31%; Transportes: 21,03%; Saúde e cuidados pessoais: 3,7%; Despesas pessoais: 4,73%; Educação: 2,81% e Comunicação: 1,38%.  Só por Deus, que pobre vive mesmo pela misericórdia, isto sim, e olha que a constituição assegura que o salário mínimo deva suprir despesas básicas como alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência. Letra morta, quando se sabe que mal dá para o trabalhador manter alimentação e moradia, quer dizer, saúde: pras cucuias, educação: nem pensar, higiene: artigo de luxo, transportes: no pé dois mesmo e lazer: assistir a pelada no campinho de futebol, quando muito ver a telinha da plin plin. Sabem quem é o culpado?  A resposta está na ponta da língua, o governo, o presidente, o governador, Santa Ignorância. A inflação é geralmente um fenômeno complexo, que pode ser impulsionado por diferentes fatores. Ela pode se espalhar pela economia em diferentes intensidades, atingindo perfis variados de produtos e consumidores. O aumento de preços também pode ter diferentes motivos por trás dele a depender da época, e pode ter remédios diferentes. Os governos podem ter uma parcela de responsabilidade, mas dizer que a responsabilidade pela inflação é só dele é não entender o funcionamento do sistema econômico. Vai muito além, a inflação é um termômetro de que há algo errado no sistema econômico, e a culpa é de todos. A empresa que aumentou o preço é culpada, o comércio que remarcou os preços, o proprietário de um imóvel que reajusta o aluguel pelo IGP-M (índice de inflação geralmente usado em aluguéis) em mais de 30% também é culpado. Mas ninguém se sente culpado por ela e joga a responsabilidade somente no Governo, né mesmo? Bom Dia... (Com informações: IBGE/Uol) 

 




fonte: Da Redação



anuncie rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi assembleia
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados