Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Indicação solicita que Prefeitura crie autarquia para implementar e gerir transporte público em Cáce
Data:12/03/2022 - Hora:13h07
Indicação solicita que Prefeitura crie autarquia para implementar e gerir transporte público em Cáce
Assessoria

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, solicita do Executivo Municipal a criação de uma empresa pública, na forma de autarquia, para implementar e gerir o serviço de transporte público essencial no município. 

O autor da indicação, vereador Cézare Pastorello, fundamenta a proposição em três pilares jurídicos: 1. Constituição Federal, Artigo 30, Inciso V, segundo o qual "Compete aos Municípios [...] organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial"; 2. Lei Federal nº12.587/2012, que "determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana" e 3. Lei Complementar Municipal nº147/2019, que "institui em Cáceres o Plano de Mobilidade Urbana". 

Pastorello enfatiza que Cáceres elaborou e aprovou seu plano de mobilidade urbana com a intenção de planejar o crescimento da cidade de forma ordenada. A Lei determina que o município priorize o modo de transporte não motorizado e os serviços de transporte público coletivo. 

Com a Constituição Federal exigindo dos municípios a prestação do serviço essencial de transporte público coletivo, o vereador considera sua inexistência em Cáceres uma afronta, com impactos sobre toda a sociedade, ele calcula que mais de 12 mil trabalhadores deixam de receber vale transporte, um direito trabalhista consolidado, por falta da oferta de transporte público. 

Em sua proposição, Pastorello dá exemplos dos percalços e riscos que munícipes são obrigados a encarar para se locomover ao trabalho ou estudo quando a distância, o calor e a condição precária das vias inviabilizam a viagem a pé ou de bicicleta. 

Entre os meios alternativos, o parlamentar destaca a venda de "motos para trabalhar", sem documentos ou manutenção prévia, e as "motos bagunçinha", transportando múltiplas crianças e adolescentes às escolas em um só veículo. 

Ele ressalta que ambos métodos são presas fáceis para as blitz, colocam vidas em risco e só existem devido à falta de oferta de transporte público coletivo na cidade, ao mesmo tempo em que rechaça a justificativa de não haver viabilidade econômica para implementá-lo. 

O vereador cita o serviço de coleta de lixo, realizado por necessidade pública mesmo com seus custos não sendo cobertos pela taxa de gestão de resíduos. Sem empresas dispostas a participar de uma concessão deficitária, cabe ao Executivo criar a própria autarquia para fornecer o serviço, a exemplo de outros municípios, com o interesse público em primeiro lugar. 

Pastorello finaliza manifestando sua perspectiva de, em um futuro próximo, a atividade se tornar superavitária, após organizado o sistema de vales transportes, ajustado o déficit tarifário e acostumada a população a usar o serviço. 




fonte: Por Felipe Deliberaes



anuncie JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados