Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Tabuleiro político
Data:12/02/2022 - Hora:08h02

O engendramento de políticas públicas; fatores determinantes para construção de uma nova sociabilidade: as políticas de ações afirmativas e suas influências,  no contexto sócio econômico. 

Com a proximidade das eleições e mudanças ocorridas, como uniformização do horário de votação e as federações partidárias; primeiro turno das eleições acontecerá em 2 de outubro. 

O ano já começou com algumas regras do calendário em vigor: desde 1º de janeiro, pesquisas de opinião devem  ser  registradas em um sistema do TSE. Além disso, já há limites impostos à distribuição de bens e benefícios pela administração pública; à realização de ações sociais por entidades nominalmente vinculadas a candidatas e candidatos e ao gasto público com publicidade.   

O dinamismo e velocidade ocorridos nos partidos políticos permitem às projeções e aspirações a cargos eletivos, tanto na proporcional como na majoritária. 

As redes sociais nos permitem visualizar e acompanhar a trajetória política de muitos parlamentares nas diferentes esferas. Estes parlamentares vêm sobressaindo dos demais, através de ações  propositivas,  projetos exequíveis e coerência em suas colocações.   

Assistindo a uma entrevista em um canal televisivo da capital, com o vereador por Cuiabá Sargento Joelson (SD), o mesmo, abordou temas de relevância como: a troca de nomenclatura de Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI); os profissionais da educação querem ser reconhecidos como professores, uma vez que, em sua totalidade os mesmos apresentam nível superior. 

Outro ponto elencado por ele, diz respeito à questão da regularização fundiária em Cuiabá. Ele usou como parâmetro, a Regularização Fundiária Urbana (REURB) é o procedimento por  meio do qual, se garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados nas áreas urbanas, através da Lei Federal 11.977/2009 é classificada em regularização social e interesse social e interesse especifico. 

O terceiro tema abordado por ele foi à confirmação da sua pré-candidatura a deputado federal, porém o mesmo expõe a implicação das mudanças eleitorais e diz “a mudança eleitoral ocorrida está prejudicando muito a formação de chapas. 

No modelo antigo, uma chapa para deputado federal poderia ter 16 candidatos de vários partidos; agora, cada partido terá que lançar sua própria chapa com 9 candidatos apenas, já temos dois a três pré-candidatos já confirmados, temos 68 vereadores e 8 prefeitos, esperamos até o final de março limite para formação de chapa”. 

O importante nesse processo, que ocorra uma oxigenação dos eleitos, com pessoas mais jovens e voltadas a atender os interesses e necessidades das populações mais carentes; uma vez que, infelizmente em nosso país o coronelismo impera. ___***Licio Antonio Malheiros é geógrafo. 

 




fonte: Licio Antonio Malheiros



AREEIRA JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados