Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 16 de Maio de 2022
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Teste rápido: Covid-19: Regulação já deveria ter sido inclusa muitos antes
Data:22/1/2022 - Hora:08h50

O Colegiado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de Resolução Normativa, incluiu no rol de coberturas obrigatórias dos planos de saúde, o teste rápido para detecção de antígeno SARS-CoV-2 (coronavírus Covid-19), de forma imediata. 

Não é demais repetir, que o condão dos planos de saúde é justamente cobrir gastos de tratamentos, exames, cirurgias, consultas, e outros, dos pacientes segurados, pois, se eles pagam o plano, é exatamente para ter a cobertura/garantia de atendimento quando acometido de alguma doença. 

E o coronavírus, é um vírus que causa doença respiratória - Covid-19 – que pode desencadear na Síndrome Respiratória Aguda Grave, que já matou milhares de pessoas.  

Correto está, esse olhar humanitário da ANS, tendo em vista o panorama pandêmico, que se o paciente precisar fazer o teste de - PAINEL MULTIPLEX PARA COVID E INFLUENZA POR RT-PCR - que é um exame rápido de RT-PCR, que detecta e discrimina a presença de RNA de SARS-Cov-2, INFLUENZA A, INFLUENZA B e Vírus Sincicial Respiratório (RSV), em laboratórios particulares, amarga o valor médio de (R$ 250 a R$ 350) reais. 

De acordo com a Resolução da ANS, o teste/exame será coberto para os beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência, de acordo com o seu plano, e atenderá às indicações médicas, quando houver o quadro de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), para pacientes sintomáticos, entre o 1º e o 7º dia desde o início dos sintomas.  

Cabe pontuar, que essa mais nova cobertura só e válida para os exames realizados, exclusivamente, em laboratórios, não abarcando, portanto, os testes rápidos realizados em farmácias. 

Na verdade, a meu ver, essa regulação já deveria ter sido inclusa muitos antes, visto que já vamos para mais de dois anos de pandemia e circulação do vírus, coronavírus. Porém, antes tarde do que nunca não é mesmo? 

Ademais, os valores elevados cobrados pelos laboratórios, impede que muitas pessoas façam o teste, e com isso, atrapalha, sem dúvida, a detecção precoce, e consequentemente, retarda o processo da quarentena/isolamento da pessoa infectada, ainda mais, que existem os outros vírus que também estão em alta: influenza e gripe comum. 

Em outras palavras, o teste rápido é tido como fundamental para conter a disseminação do coronavírus e variantes, e essa medida vem ao encontro do combate a circulação do citado vírus maligno. 

Como é de conhecimento, antes, os planos de saúde estavam obrigados a cobrir apenas o exame do RT-PCR, e o resultado demorava em média até 48 horas para ser concluído, por isso, o teste rápido é considerado muito mais eficiente, e ágil para conter a disseminação. 

Para essa inserção, à ANS considerou, principalmente, a conjuntura atual, da nova variante, Ômicron, que conta com rápido crescimento, circulação e alto poder de contágio. 

Fiquemos todos atentos, façamos cada um de nós à nossa parte, no sentido de evitar aglomerações e demais exposições que possam aumentar o risco e transmissão do vírus. ___***Gisele Nascimento é advogada. 

 



fonte: Gisele Nascimento



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
covid
Multivida
zoom
High Society
Com ligeiro atraso, mas ainda em tempo de parabenizar o advogado Túlio Aurélio Campos Fontes pela passagem do seu natalício, transcorrido no dia 9 de maio. Mais um ano que passou e outro que está começando e nossos desejos é que você possa aproveitar ao máximo cada momento e que nunca lhe falte felicidade, amor, saúde e amizade. Feliz Ano! A pedida deste sábado é a festa Revoada no Safari, que vai reunir a galera universitária da city. Com muito som eletrônico os Djs Vini, Willian Mamora, Suzuki, Monteiro, Amorim e Maia, vão comandar a noite até o sol raiar. Save The Date 14 de Maio no Espaço Mariana Lacerda e embarque nesse Safari. A galera da Atlética Catabólica espera por você. Completando mais uma primavera no fim de semana nossa querida leitora Salete Carvalho a quem enviamos votos de um feliz aniversário cheio de sorrisos e gargalhadas, repleto de paz, amor e muita alegria. Parabéns por mais um ano de vida!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados