Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Câmara requer presença do IPHAN e maior prazo para consulta pública da minuta que regulamenta imóv
Data:15/10/2021 - Hora:09h02
Câmara requer presença do IPHAN e maior prazo para consulta   pública da minuta que regulamenta imóv
Indicação é do vereador Cézare Pastorello (Foto: Assessoria)

Foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Cáceres, indicação solicitando à Mesa Diretora que encaminhe expediente ao Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) requerendo a dilação do prazo da consulta pública para a minuta da instrução normativa para os bens edificados tombados no município. 

Também será solicitada a apresentação presencial da minuta em questão e das alterações sugeridas, antes da publicação da consulta, bem como a contratação de profissional da área de patrimônio histórico, arqueologia ou área afim para assessoramento ao Legislativo neste processo. 

De autoria do vereador Cézare Pastorello, a indicação diz respeito à consulta pública aberta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, referente às minutas de portaria que estabelece novas regras sobre bens tomados na cidade.  

Com prazo de 30 dias, a consulta termina nesta sexta-feira, dia 15, data a partir da qual a portaria será publicada no Diário Oficial da União e as novas regras poderão entrar em vigor. Pastorello considera curto este prazo para discussão do tema com a sociedade. 

O vereador ressalta que a Câmara não recebeu expediente oficial do Iphan informando a abertura do prazo, nem cópia da minuta antes da publicação no site do próprio Instituto.  

Deste modo, ao considerar essencial uma Instrução Normativa do patrimônio tombado e reafirmar o impacto que tal minuta trará para o município, o autor da propositura julga necessária a ampliação do prazo da consulta pública e a apresentação das novas regras e alterações para maior transparência e entendimento. 

Pastorello complementa a indicação valorizando a visão técnica que um profissional da área irá oferecer quando da análise das novas regras, aperfeiçoando a discussão junto à sociedade, especialmente se este possuir notório conhecimento sobre a realidade de Cáceres, sua história e sua cultura. 

 

 




fonte: Assessoria



anuncie rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados