Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Uma ideia errada
Data:06/08/2021 - Hora:08h04

Nossa vivência é marcada por alguns pensamentos bem clichês em que uns insistem em reproduzir, seja por ignorância, seja por ódio. Cito exemplos para entenderem melhor: “Feministas não se depilam”; “feministas queimam sutiãs”; “feministas odeiam homens”. 

Para começar, jamais nenhum sutiã foi queimado como forma de protesto feminista. Durante o concurso Miss America, em 1968, houve uma manifestação de ativistas em que colocaram no chão e no lixo sutiãs, sapatos de salto alto, cílios postiços, maquiagens, revistas feministas, cintas, sprays de cabelo dentre outros objetos onde a queima foi simbólica. 

O objetivo era acabar com a exploração comercial da aparência feminina, na qual a mídia usa para “acorrentar” mulheres em padrões e fazer disso um lucro. 

Feminismo tem tudo a ver com liberdade. Liberdade de ser quem quiser ser. Não se depilar é uma escolha de cada mulher. Se não se depilar fosse obrigação, não seria liberdade, não seria feminismo. 

Nós não odiamos os homens, pelo contrário, queremos que cada vez mais eles se juntem ao nosso movimento na busca por direitos iguais. Quanto mais pessoas lutando por respeito melhor. Aliás, melhor não só para as mulheres, mas para a coletividade. 

O fato de muitas de nós já termos abolido de nossas vidas sutiãs, maquiagens, saltos e outros objetos que julgam sermos obrigadas a usar não nos faz menos mulheres, nos faz donas da nossa própria vontade. Sutiã aperta, salto alto incomoda, um tênis sim é um bom parceiro para todas as horas. Um homem não precisa trabalhar de salto alto, por que precisaríamos? 

Um homem não precisa estar com as unhas pintadas toda semana, por que precisaríamos? 

Devemos ser livres em nossas escolhas. E o feminismo tenta alcançar essa sonhada liberdade. Fazer chacota com depilação não nos atinge mais, porque já evoluímos quanto a muitas formas de pressão estética, o que nos parece é que o machista não evolui em suas ideias e a chacota acaba virando ele mesmo. 

Já não ficamos mais com raiva de comentários como “ela é feminista, tem pelos nas axilas”, ficamos com pena... de você. 

O mundo vai continuar evoluindo, a escolha é sua se vai ficar para trás ou não. Só não esqueça que não vamos retroceder. Agora que começamos, vamos até o fim. ___***Michelle Leite de Barros é advogada, servidora pública municipal e mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. 




fonte: Michelle Leite de Barros



rotary anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados