Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
O antagonismo tem seu preço
Data:06/07/2021 - Hora:08h20

Queiramos ou não a verdade é uma só, a de que o Brasil retroagiu a patamares de investimentos de 20 anos atrás tudo isso por conta da inépcia de controlar a pandemia da covid-19 bem como das incertezas sobre os destinos econômicos e políticos do país. 

Dias atrás a Conferência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento – UNCTAD, publicou estudo[i], onde afirma que o Brasil caiu da 6ª posição para a 11ª entre principais destinos de investimentos no mundo. 

Com isso os fluxos de recursos externos voltaram aos patamares que o Brasil registrava há 20 anos. Isso porque o país registrou queda de 62% de investimentos diretos, percentual superior à média mundial que foi de 35%. 

O estudo aponta ainda, que o país já foi o terceiro mais citado por multinacionais como destino preferido de investimentos. Tomara que esse saudosismo logo se vá! 

E por falar em saudosismo, vamos voltar ao ano de 2001 para lembrar de alguns acontecimentos, tais como: i) houve no Brasil uma grande campanha de vacinação contra o vírus da febre amarela; ii) por estarmos em ano de Olimpíadas, foi regulamentada a Lei Agnelo/Piva; e iii) o ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos. 

Já no campo da economia, também em 2001, podemos enumerar várias peripécias, ou quem não lembra do plano de redução em 10% do consumo de energia elétrica, durante o racionamento energético que ficou conhecido como "apagão". 

No campo da política, foi exatamente em 2001 que ocorreu o desgringolamento do pacto neoliberal que dava base ao governo em razão do desgaste da estratégia neoliberal do presidente Fernando Henrique Cardoso. 

De volta à economia, naquele ano, as contas externas do Brasil só foram fechadas no azul graças aos empréstimos do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, pois recebemos dessas duas instituições cerca de 3,25 bilhões de dólares. 

Em 2001, o investimento estrangeiro no Brasil sofreu redução de 26%, se comparado ao ano 2000. Além disso, a carga tributária no Brasil havia sido a maior da história. 

O estudo da UNCTAD faz acender a luz de alerta para tanto Estado, quanto sociedade ficarem atentos e evitar a assombração do início dos anos dois mil. 

Para que isso aconteça, essas duas entidades seja o Estado, em sentido amplo, e a sociedade, precisam, no mínimo, de boas doses de Ocitocina, visto que recentemente esse hormônio também ficou conhecido como “a molécula de moralidade” quando pesquisas comprovaram que ela estaria ligada ao comportamento ético e moral. 

Mas pelo andar da carruagem, já estamos vivendo a retração econômica desde antes da publicação do estudo do órgão ligado à ONU. Pois desde 2019, ao menos 13 multinacionais de vários setores foram embora do Brasil, num movimento que aumenta ainda mais o desemprego em nosso país. 

Dentre as gigantes que deixaram o Brasil estão a centenária Ford, a Mercedes-Benz fechou a fábrica de veículos, só produz caminhões, a Glovo, a Sony, a farmacêutica Eli Lily e o Walmart que vendeu 80% de sua operação brasileira. 

Em que pese a economia já estava patinando mesmo antes da pandemia da covid-19, embora seja notória o agravamento da crise pós coronavírus, fato inconteste é que medidas emergenciais precisam ser tomadas visando o restabelecimento da economia. 

E essas medidas passam, obrigatoriamente, pela reforma administrativa que tramita no Congresso Nacional, pela melhora das contas públicas desde que não seja cometido o mesmo erro do pós-crise de 2008, quando ao invés de arrocharmos as contas fizemos foi afrouxá-la, bem como um forte arrocho fiscal evitando que ocorra novas mazelas a exemplo das alterações ocorridas na Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Por fim, espero que o governo não adote a ideia de Marx e Engels a de que a função social do Estado é garantir o domínio de uma classe sobre a outra.­­___***Claiton Souza Cavalcante é Contador 

___________________ 

[1] https://unctad.org/webflyer/world-investment-report-2021 




fonte: Claiton Souza Cavalcante



AREEIRA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados