Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Biblioteca do IFMT Cáceres recebe obras lançadas em 2021 com produções de Natalino Ferreira Mendes
Data:13/05/2021 - Hora:08h59
Biblioteca do IFMT Cáceres recebe obras lançadas em 2021 com produções de Natalino Ferreira Mendes
Divulgação

A biblioteca do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo recebeu na última semana doação de obras organizadas pela professora Olga Maria Castrillon-Mendes com registros da história e memória do município de Cáceres - MT que reúnem inéditos do escritor cacerense, historiador, memorialista, cronista jornalista, poeta e professor Natalino Ferreira Mendes.

As obras integram projetos de divulgação da produção histórico-literária do professor Natalino Ferreira Mendes (falecido em 2011, aos 87 anos), aprovados pela Lei Federal Aldir Blanc, em editais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Mato Grosso de 2020.

De acordo com a professora Olga, idealizadora e coordenadora dos projetos, 1.000 (um mil) exemplares foram impressos com destinação específica entre a Secel-MT, universidades públicas e particulares, escolas e bibliotecas públicas de Mato Grosso, principalmente de Cáceres e municípios circunvizinhos.

Doutora em Teoria e História Literária, professora Olga destaca que o objetivo dos projetos é impulsionar a revitalização dos arquivos públicos e particulares que constituem a história e memória de Cáceres.

Filha do escritor Natalino Ferreira Mendes, Olga é docente da Universidade do Estado de Mato Grosso e sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, IHGC e da Academia Mato-grossense de Letras, AML.

As obras

Entre os títulos disponibilizados à comunidade do IFMT Cáceres estão os dois volumes da obra ‘Natalino Ferreira Mendes: fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória’. A obra é composta por inéditos do escritor cacerense organizados por Olga Maria Castrillon-Mendes entre manuscritos e recortes de jornais colhidos em arquivos de Cáceres.

Com escrita atualizada pelo autor, o livro traz saberes produzidos em diferentes contextos do pesquisador Natalino Ferreira Mendes o que possibilita, segundo a organizadora, fragmentos de história e memória de Cáceres sob olhares diversos e memórias individuais do próprio autor com intervenções também de “olhares contemporâneos”  a partir das identidades e imaginário de cada leitor. 

“Este livro foi pensado sob dupla perspectiva: do legado histórico cultural da cidade de Cáceres, pelo olhar de um filho dileto, Natalino Ferreira Mendes, e pela dimensão multidisciplinar decorrente dessas relações identitárias, centradas em maior ou menor grau nas interações sociais com o espaço vivido, lugar das contradições e das ambiguidades”, explica Olga no texto de apresentação dos livros.

Os dois volumes da obra publicados este ano pela editora Carlini & Caniato integram o projeto “Natalino Ferreira Mendes: um mestre da cultura mato-grossense”, subsidiado pelo edital ‘Conexão Mestres da Cultura - Marília Beatriz de Figueiredo Leite’. Além da publicação dos livros, o projeto prevê a disponibilização gratuita para o público de arquivos históricos sobre a vida e obra do autor, em documentário e site que será lançado até julho de 2021. 

No site, além de inéditos também serão disponibilizados textos digitalizados de obras já esgotadas do autor, a exemplo de ‘História de Cáceres – História da Administração Municipal’ (1ª e 2ª edições); ‘História de Cáceres (Tomo II) – Origem, Evolução, Presença da Força Armada’; Memória Cacerense; e os volumes 1 e 2 de ‘Efemérides Cacerenses’.

Outro título disponibilizado para o IFMT Cáceres é o “Letras Cacerenses”. Junto com inéditos de Natalino Ferreira Mendes e co-autoria de Olga Maria Castrillon-Mendes, a obra traz uma coletânea de textos de três gerações de autores cacerenses com olhares sobre a cidade em diferentes tempos históricos que vão desde a sua fundação no século XVIII com “Escritura de um ontem distante”, passa pelo século XX em “Escritura de ontem presentificado”  com  escritos mais voltados à pesquisa e à produção universitária, e culmina no século XXI com  a “Escritura de um hoje futurizado”, com  a produção literária de autores contemporâneos.

A obra, publicada pela editora Carlini & Caniato, também foi financiada com recursos públicos da Lei Aldir Blanc por meio do Edital MT Nascentes, da Secel-MT.




fonte: Assessoria



rotary anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados