Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Quando há desequilíbrio na ajuda
Data:17/02/2021 - Hora:08h11

 

Bert Hellinger, que é o criador das constelações familiares, dizia que ajudar é uma arte. Mas a gente só pode ajudar quem pede ajuda. Caso contrário, a cura não acontece. 

Então, podemos dizer que, antes de ajudar uma pessoa ou se oferecer para ajudá-la, temos que temos que nos fazer 3 perguntas: 

A pessoa me pediu ajuda?  Às vezes vemos alguém enfrentando problemas e tentamos ser salvadores de uma situação oferecendo conselhos e tentando ajudar. Mas aí vem o questionamento. A pessoa quer nossa ajuda? Como podemos tirar alguém do estado atual se ela nem reconhece que precisa de ajuda. 

Por isso, é imprescindível que a pessoa peça a sua ajuda com todas as letras. É a condição primária para a cura. 

O segundo questionamento é “você tem condições de atender ao pedido de ajuda?” 

Às vezes queremos tanto ajudar, mas não temos condições nem de resolver os nossos problemas.  Muitas vezes, dizer não para alguém, é dizer “sim” para nós mesmos. Não tenho como dar o que não tenho para oferecer. 

E a terceira condição é “dar somente aquilo que se pede”. 

Você sabia que esse é o equilíbrio que precisamos para oferecer ajuda a alguém. Nem mais, nem menos. Se recebo demais me afasto por não conseguir retribuir. 

E ainda há um agravante. Quem não pode retribuir se sente devedor e, com isso, se afasta por estar em dívida com você e ainda tende a falar mal por não suportar estar devendo. 

Temos que ter em mente que, muitas vezes, ajudando acabamos tirando dessa pessoa, uma responsabilidade que se refere somente a ela, e que faz parte do seu processo de crescimento. Ou seja, às vezes precisamos deixar que a pessoa mesmo se vire e se ajude. 

Pense nisso. 

Bora para a vida! 

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas. Email eluisedorileo@hotmail.com 




fonte: Eluise Dorileo



anuncie rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados