Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
NOSSAS VIDAS NO AMANHÃ
Data:15/09/2020 - Hora:08h13

Um exercício de paciência. Missão de persistência. Uma vida de mais renúncias. Essas três frases servem para circunscrever nossas vidas no amanhã. O biólogo e pesquisador Átila Iamarino dá a dica: “não tem volta mágica para 2019 sem vírus. É uma adaptação pragmática para 2021 com ele.” Portanto, devemos já começar a gigantesca tarefa de fazer as mudanças que se fizerem necessárias para convivermos com os dias futuros. Urge termos consciência dessa necessidade. Não se espere pela volta pura e simples aos dias de ontem, com a manutenção de velhas regras, padrões de comportamento, atitudes e gostos. 

A reforma na área dos costumes é uma das mais árduas. Afinal, costume faz parte da tradição, carrega o dna de todo um processo civilizatório. Mas há de se compreender que a vida segue seu curso e avança na esteira das descobertas e inovações resultantes das pesquisas nas áreas da biologia, biomedicina, inteligência artificial etc. Portanto, qualquer arranjo no sentido de salvaguardar a integridade da vida é e será bem-vinda, principalmente se olharmos um pano de fundo cheio de ameaças. 

Como lembram os cientistas, o nosso foco será sempre o dos impulsos inatos aos seres vivos. Analisando as reações do comportamento, Pavlov se vale do exemplo da ameba para explicar os reflexos do ser humano. A ameba foge do perigo, absorve alimentos, multiplica-se, forma quistos dentro dos quais se multiplica em um enxame de pequenas amebas. Por aí, podemos ter a primeira resposta para a questão da metáfora de guerra, tão do gosto dos indivíduos. As pessoas, como as amebas, procuram evitar o perigo e preservar sua espécie. Se um vírus, um Covid qualquer, aparece de repente ameaçando o fluxo vital, o ser vivo tenta dele se afastar, matando-o ou tomando as precauções para que ele desapareça. 

A natureza procura conservar a vida, de acordo com dois grandes princípios: o da soma e o do gérmen. O primeiro, o indivíduo, conduz o segundo, a espécie; o primeiro é mortal, descontínuo, e o segundo é imortal, contínuo. Para preservar o indivíduo do aniquilamento, antes que tenha cumprido a tarefa de transmitir o gérmen da espécie, a natureza o dotou de dois mecanismos especiais; e da mesma forma, para a preservação da espécie, proporcionou dois mecanismos. Os primeiros são os impulsos combativo e nutritivo; os segundos, sexual e paternal. Eis a base do argumento que sustenta a tese de que haveremos de adotar o pragmatismo para prolongar nossa preservação. A adaptação à realidade dos ciclos de vida é condição sine qua non. 

Dito isto, emergem as questões: que mudanças, que novos costumes adotar, quais as esferas que deverão ser mais impactadas, a individual ou a coletiva? Com perdão dos amigos da área biomédica, arrisco a inferir que o rol de adaptações assumirá uma proporção circular, sistêmica, abrangente, na medida em que os elos da cadeia da saúde de um povo abrigam mudanças nos padrões e normas governamentais, atitudes pessoais e comportamentos coletivos. Entidades e pessoas físicas deverão entrar na composição, operando as políticas de saúde, com maior controle de cuidados sanitários, programas intensivos de prevenção, inserção de uma visão interdisciplinar, capaz de contemplar o Todo e não apenas as partes. 

É claro que uma eficaz revolução de costumes depende da chave da porta do futuro: a educação. Por isso, o sistema educacional, a partir do ensino de base até os níveis superiores, haverá de focar as políticas de prevenção e mudança de hábitos, o que implicará modelagem inovadora nas áreas dos divertimentos, conservação ambiental, educação, mobilidade urbana, segurança pública, manifestações coletivas, como eventos de massa. A grita será barulhenta, prevendo-se, desde já, um discurso crítico aos governantes, que estariam fazendo censura, opressão à liberdade de manifestação etc. Mas não se faz reforma sem ponto e contraponto. 

Como fortaleza de defesa de uma nova ordem mundial no campo sanitário, será necessária a chegada ao poder de um núcleo com novas visões, olhar de estadista, empreendedorismo e coragem para enfrentar os infortúnios. Só assim a Humanidade será capaz de implantar um regramento que garanta a sobrevivência da espécie, com destaque para a vida saudável do planeta, o que exigirá forte intervenção nas políticas preservacionistas e de melhor distribuição de renda. A continuar a imensa disparidade de classes, os grupos mais poderosos haverão de dar o tom maior e, nesse caso, a orquestra mundial ameaça continuar bastante desafinada. ___***Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato 




fonte: Gaudêncio Torquato



JBA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados