Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Ideologia no lugar da fé ?
Data:12/10/2019 - Hora:08h08

Existe uma maneira de ser cristão, "desde que", isto é, somente em determinadas condições,  conforme o trecho precedente em que se lê a primeira chamada do Senhor que quer enviar o profeta Jonas a Nínive para pregar aquela cidade à conversão. Mas ele tinha desobedecido à ordem e se dirigiu para o lado oposto, distante do Senhor, porque aquela tarefa para ele era muito difícil. Depois ele embarcou para Társis e, durante a tempestade provocada pelo Senhor, foi jogado no mar porque se sentia culpado daquele desastre, foi engolido por uma baleia e, então, após três dias e três noites, foi novamente jogado na praia. E Jesus, “pega essa figura de Jonas no ventre do peixe por três dias como a imagem da própria Ressureição”.

Diante da conversão, Deus se dirige de novo a Jonas e, desta vez, Jonas obedece, vai a Nínive e aquelas pessoas acreditam na sua palavra e querem se converter tanto que Deus “se corrige em relação ao mal que tinha ameaçado de fazer a eles e não o faz”. “O teimoso Jonas, fez bem o próprio trabalho e depois foi embora”. Mas, Jonas ficou irritado com o Senhor por ele ser muito misericordioso e porque cumpre o contrário daquilo que tinha ameaçado fazer pela boca do próprio profeta. Jonas repreende o Senhor: Senhor, não era talvez isso que dizia quando eu estava no meu país? Por esse motivo me apressei pra fugir a Társis, porque eu sei que tu és um Deus misericordioso e piedoso, vagaroso em irar-se, de grande amor e que se arrepende em relação ao mal ameaçado. Mais ou menos, Senhor, tira-me a vida: eu contigo não quero mais trabalhar porque para mim é melhor morrer do que viver”, prossegue o Papa. É melhor morrer que  continuar esse trabalho de profeta contigo que, ao final, faz o contrário daquilo que me mandou fazer.

Jonas, obstinado com suas convicções de fé e o Senhor obstinado em sua misericórdia: ele nunca nos deixa. Bate na porta do coração até o fim, está lá. Jonas, obstinado porque concebia a fé com condições; Jonas é o modelo daqueles cristãos "desde que", cristãos com condições. "Eu sou cristão, mas desde que as coisas sejam feitas assim" - "Não, não, essas mudanças não são cristãs" - "Isso é heresia" - "Isso não está certo" ... Cristãos que condicionam Deus, que condicionam a fé e a ação de Deus. "E hoje existem tantos assim," e esses cristãos têm medo: "de crescer, dos desafios da vida, dos desafios do Senhor, dos desafios da história", apegados "às suas convicções, às suas primeiras convicções, às suas próprias ideologias”. São os cristãos que "preferem a ideologia à fé" e se afastam da comunidade", têm medo de se colocar nas mãos de Deus e preferem julgar tudo, mas a partir da pequenez do próprio coração." ***___vaticannews.va/pt/papa/news/2019

 




fonte: vaticannews.va/pt/papa/news/2019



anuncie aqui AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados