Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Projeto Bichos do Pantanal promove atividades para comemorar dias mundiais da Água e das Florestas
Data:21/03/2019 - Hora:08h08
Projeto Bichos do Pantanal promove atividades para   comemorar dias mundiais da Água e das Florestas
Arquivo/JCC

O Projeto Bichos do Pantanal, dedicará três dias para comemorar a importância das florestas e da água como recurso natural, celebrados, respectivamente, nos dias 21 e 22 deste mês. Para isso, a equipe do Programa de Educação Ambiental preparou uma programação de atividades com alunos da rede pública de Cáceres e Porto Estrela, onde o projeto é desenvolvido. A expectativa é de que mais de 400 estudantes participem das comemorações.

As primeiras atividades estão sendo desenvolvidas com alunos da Escola Municipal Dom Máximo Bienes. Na tarde de ontem aconteceu uma aula dinâmica com contos e histórias e uma palestra sobre os ciclos da água e a importância de sua conservação e, também, das diversas fontes de água acessíveis às populações. No fim do dia cada aluno recebeu uma muda de planta nativa como símbolo da conservação das florestas e também dicas de como plantá-la.

A programação para hoje (21), Dia Mundial das Florestas, será destinada a cerca de 80 estudantes das séries iniciais da Escola Municipal Tancredo Neves e do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), além de 40 alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). De manhã os monitores do Projeto Bichos do Pantanal trabalharão com as crianças a importância de cuidar da natureza, por meio do plantio de mudas e espécies nativas do Cerrado. Já os universitários terão, à tarde, aula a campo para explorar a importância da formação florestal para a dinâmica climática e regime de chuvas e, ainda, como esses fatores atuam sobre a fauna.

No terceiro e último dia de celebração, quando se comemora o Dia Mundial da Água, a aula será na Dolina Água Milagrosa, uma cavidade circular de grande dimensão e profundidade,  característica de magníficos relevos cársticos, tomada de água azul cristalina, e um dos cartões-postais de Mato Grosso. Dessa vez, a ideia é levar estudantes das redes municipais de ensino de Cáceres e Porto Estrela para vivenciarem a conexão com a natureza com visita a um local de beleza única.

A atividade, além de envolver caminhada, trilhas, observação de vida silvestre com  binóculos e lunetas e flutuação na dolina, marcará o início do projeto Conhecendo a Dolina Água Milagrosa – A observação e Conexão com a Natureza como estratégia de Educação Ambiental e fomento ao turismo de natureza, em parceria com as secretarias municipais de Educação de Cáceres e de Porto Estrela.

“Queremos possibilitar às crianças a aproximação e a vivência com a natureza, estimulando o desenvolvimento de processos empáticos, que possibilitem a construção de uma postura de integração, admiração e respeito ao meio natural. Pequenas ações, como plantio de uma árvore ou a visita a um lugar como a Dolina, são ferramentas transformadoras que podem impactar o futuro dessas crianças e gerar resultados positivos para o mundo”, explica o professor Mahal Massavi, coordenador do programa de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal. Professores também participarão das atividades e haverá trilha para explorar todos os aspectos naturais da região.

A diretora do Projeto Bichos do Pantanal, Jussara Utsch, lembra que o bioma é uma das maiores áreas úmidas do planeta e de extrema importância para o ecossistema global. “Vamos comemorar essas datas com atividades especiais do nosso programa de educação ambiental Conexão com a Natureza do Projeto Bichos do Pantanal, e contaremos com parcerias e participação cooperativa numa soma de esforços comprometidos com um mundo melhor, mais consciente e com a missão de cuidar deste imenso reservatório de água doce, tão importante para o suprimento de água e equilíbrio ecológico”.




fonte: Redação com Assessoria



rotary JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados