Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Parecia deboche
Data:28/02/2019 - Hora:23h08

Impressiona como uma vaga no Tribunal de Contas do estado gerou tantos comentários em Cuiabá. Antes até seria normal, pois a base quase total do emprego estava no serviço público e uma vaga no TCE era um prêmio.

Agora, com mais empregos na iniciativa privada, espanta que uma vaga de conselheiro seja tão comentada. Não se vê tanto alvoroço sobre nomeação ao Tribunal de Contas em outros lugares do país. Ou em Sinop, Rondonópolis ou Primavera.

Além disso, muitos Tribunais de Contas estão sob pressão da opinião pública de cada estado. Teve até gente propondo se criar um órgão federal, no lugar dos Tribunais de Contas, para vistoriar e seguir as contas estaduais. Outros querem acabar com os Tribunais e que sejam contratadas auditorias externas para as contas públicas.

Também se critica muito que os Tribunais só agem depois que o fato aconteceu. Pouco tempo atrás, para não ficar no pé somente dos Tribunais estaduais, o TCU, depois de mais de três anos da obra parada, “descobriu” o erro absurdo na construção do Hospital Júlio Muller na estrada de Santo Antonio de Leverger.

Virou chacota nacional o espanto, sincero ou fingido, de membros daquela corte federal de contas quando, nos depoimentos na Lava Jato, apareceram todas aquelas falcatruas sobre grandes obras públicas. 

Não se sabia dos incontáveis casos em Mato Grosso de superfaturamentos, de absurdos aditivos e nas tantas obras públicas mal feitas? As delações do Silval Barbosa e Pedro Nadaf mostraram isso à socapa. Como se explica tirar o Imposto de Renda da folha salarial para que o estado gastasse acima do limite da LRF em salários?

Seriam necessárias novas leis para que os Tribunais de Contas pudessem atuar de forma diferente. Se não houver mudanças, cada dia mais, com mídia social ajudando, aumentará o tiroteio em cima dessa entidade.

Voltando ao caso da nomeação de um conselheiro ao TCE. O fato importante foi à reação da sociedade e a forte atuação da imprensa e da mídia social sobre o assunto. Pressionada, a Justiça entrou no jogo e a nomeação feita pela Assembleia Legislativa foi suspensa.

A Assembleia Legislativa apelou ao Tribunal de Justiça do Estado com a alegação de que sejam respeitadas suas prerrogativas em nomear um conselheiro. É válido o argumento, mas, rebate o Ministério Público, que se obedecesse também as qualificações especificadas na Constituição estadual quanto às nomeações.  Além da tal ilibada reputação o candidato teria que ter grandes conhecimentos jurídicos, financeiros, econômicos e em administração pública.

Algum conselheiro por indicação politica, recentemente ou no passado, tinha essas qualificações? Como é que os deputados estaduais aprovavam nomes passando por cima da Constituição criada pela própria Assembleia Legislativa? Era, convenhamos, um deboche. 

Como sonhar não custa nada, quem sabe, a partir de agora, se estabeleça novo marco para escolhas futuras de conselheiros. Até pouco tempo atrás se aprovava quem queria e da forma que queria. Certas nomeações eram simplesmente ridículas. Alguns não conseguiam articular um pensamento lógico inteiro.

  

ALFREDO DA MOTA MENEZES é analista político.




fonte: ALFREDO DA MOTA MENEZES



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados