Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Coomdec é interditada e diretoria responsabilizada criminalmente por descumprir determinação legal
Data:12/02/2019 - Hora:08h14
Coomdec é interditada e diretoria responsabilizada  criminalmente por descumprir determinação legal
Arquivo

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Cáceres, requereu ao Poder Judiciário que determine a doação dos materiais apreendidos na Cooperativa Mista do Desenvolvimento de Cáceres (Coomdec) ao Centro de Triagem do Município para posterior seleção e comercialização. O MPMT defende que o dinheiro arrecadado com a venda dos materiais recicláveis seja dividido entre os trabalhadores que atuam no local.

Requer ainda a liberação dos materiais que encontram-se na posse da Cooperativa de forma ilegal. Conforme apurado pelo Ministério Público, mesmo com decisão judicial determinando o embargo do empreendimento, a diretoria retirou do local materiais recicláveis prensados.

No requerimento enviado ao Poder Judiciário, o MPMT solicita que seja determinada a venda dos materiais prensados e que o dinheiro arrecadado seja dividido em parte iguais aos cooperados. “A Promotoria de Justiça já está tomando as providências quanto a conduta criminosa perpetrada pela representante”, adiantou a promotora Liane Amélia Chaves.

Segundo ela, a Cooperativa foi interditada na semana passada. A promotora de Justiça explica que m 2013 o Ministério Público ingressou com ação judicial requerendo a suspensão das atividades da Coomdec. Desde àquela época, o empreendimento já apresentava uma série de irregularidades.

Relatório de inspeção sanitária realizada no local concluiu que o empreendimento estava funcionando em área residencial em desacordo com o Código de Obras e Posturas do Município. Além disso, não possuía sistema de coleta de águas residuais e de controle de vetores e também apresentava irregularidades de cunho higiênico sanitário, sujeito a ocorrência de acidente de trabalho e danos à saúde dos funcionários e moradores residentes no local.

A promotora de Justiça informa que durante o trâmite da ação, o Ministério Público firmou acordo judicial com a diretora-presidente da cooperativa estabelecendo uma série de obrigações para evitar o fechamento da unidade. Entre as medidas previstas estavam a apresentação do Alvará da Vigilância Sanitária, da Licença de Funcionamento do Corpo de Bombeiros, do licenciamento ambiental e realização de palestras sobre educação ambiental nas escolas do município.

“O acordo foi firmado em janeiro de 2018. No documento foram estabelecidos prazos para o cumprimento das obrigações e somente haveria prorrogação caso a cooperativa comprovasse que o atraso fosse decorrente de culpa do órgão competente para a concessão das licenças, o que não aconteceu”, destacou a promotora de Justiça.

A omissão da Cooperativa em cumprir com as obrigações assumidas levou o Ministério Público a requerer o embargo do empreendimento, inclusive com a colocação de lacres em seus portões. O pedido foi prontamente acatado pela juízo da Quinta Vara de Cáceres.

OUTRA OPÇÃO: No requerimento apresentado ao Poder Judiciário para a doação do material apreendido na Coomdec, o Ministério Público apresenta uma segunda opção, caso a juíza entenda não ser possível a doação, que seria o encaminhamento dos materiais apreendidos a uma das olarias existentes para incineração, uma vez que não podem ficar armazenados em local descoberto.




fonte: Assessoria MP



anuncie AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
canopus
zoom
Multivida
High Society
Festa, alegria e família reunida, assim a gatinha Giovana Camy Carducci comemorou mais uma primavera e nós da família do JCC enviamos fluídos positivos recheados com  votos de felicidades, saúde, paz e muitas realizações. PARABÉNS!!! Parabéns Rafaela Tavares pelo seu dia! Que não faltem surpresas boas e o carinho de quem ama. Que esta data se repita por muitos anos e que por todos eles, você seja muito feliz. Que a saúde e a alegria sejam uma constante nesse novo ano de vida. Feliz Aniversário! Trocou de idade ontem a querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon, que recebeu na oportunidade manifestações de carinho dos familiares e amigos. Desejamos que seu aniversário lhe traga uma felicidade imensa e que você possa realizar todos seus desejos nessa nova etapa de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados