Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Médicos e enfermeiros da Saúde municipal recebem capacitação de triagem no atendimento
Data:27/12/2018 - Hora:17h08
Médicos e enfermeiros da Saúde municipal recebem capacitação de triagem no atendimento
PAM

Por três dias, de 18 a 20 de dezembro, 15 enfermeiros e 5 médicos do PAM e da Atenção Básica de Saúde municipal passaram por um curso de capacitação no serviço preliminar de atendimento aos pacientes, para a chamada “classificação de risco que prioriza o atendimento médico de acordo com o risco de vida dos pacientes”. Foi mais um curso oferecido pela Administração do município, através da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de melhor preparar os profissionais do setor com o objetivo de atender cada vez melhor os munícipes que buscam os serviços da rede municipal de saúde pública.

O Curso foi uma segunda etapa do conhecido nacionalmente como Sistema Manchester, ministrado pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, com a finalidade de orientar e capacitar a equipe de enfermagem e médicos da unidade de saúde quanto aos atendimentos que devem ser priorizados e também formar 06 auditores que vão fiscalizar e efetuar relatórios mensais sobre os atendimentos realizados.

O secretário municipal de Saúde, Tonny Mendes, explica que o Sistema ou Protocolo de Manchester foi criado em 1997, como um método eficaz para a gestão de riscos clínicos a partir da identificação de prioridade entre pacientes que buscam os serviços de emergência. Implantado com o objetivo de organizar os fluxos de atendimento hospitalar, o sistema estabelece uma linguagem comum para organizar a ordem das consultas nas instituições que recebem grande volume de pacientes.

Ao contrário do sistema de ordem de chegada ­ no qual o critério para priorização é simplesmente uma fila, no Protocolo de Manchester o atendimento é definido de acordo com o quadro de saúde inicial e os riscos em cada caso. “É uma prática que pode salvar vidas. Poupa tempo no atendimento e evita a repetição de falhas no atendimento, dando prioridade às pessoas passando mal e os pacientes em risco de vida”, destaca Tonny, acentuando que se trata de mais uma preparação profissional nos moldes do que preconiza o prefeito Francis Maris Cruz na Administração do município. “Atendimento exemplar é uma cobrança que o prefeito Francis nos faz constantemente, com a premissa de que o munícipe necessita e merece o melhor atendimento possível”, lembrou o secretário.

Para o coordenador do PAM, Marcelo de Oliveira Maciel, cada capacitação por passa os profissionais de Saúde é sempre uma nova oportunidade de melhorar atendimentos e valorizar o ser humano que atende as pessoas. “Da triagem até o medicamento, passando por atendentes, técnicos, enfermeiros e médicos, todos são beneficiados como profissionais. Essa capacitação reflete de forma altamente positiva, diretamente no serviço prestado à população”, salienta Marcelo.

O Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR) é uma associação de direito privado sem fins lucrativos e é o único representante legal do Manchester Triage Group (MTG) e do Grupo Português de Triagem (GPT) nos seus interesses, no Brasil. O GBCR é constituído por médicos e enfermeiros e considera a premissa da necessidade de manutenção do padrão internacional para garantir que o sistema se mantenha seguro, não só para o cidadão, mas também para o profissional de saúde que o aplica. Contribui também para o desenvolvimento do Protocolo de Manchester nas discussões internacionais.

Atualmente o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco treinou profissionais em todo território nacional através da capacitações nas modalidades online ou presencial.




fonte: Assessoria



anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Destaque especial desta quinta-feira a empresária Adriana Barbosa Barros, que inaugurou  mais uma panificadora Pão & Cia na city. A filial fica na Avenida Talhamares. Parabéns pelo mais novo empreendimento e por acreditar no potencial da Princesinha. Sucessos mil!!!  Felicidades a Amanda Lorrayne que apaga velinha envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Trocou de idade ontem Silvio Luiz Silva, que na oportunidade foi abraçado pelos familiares, amigos e companheiros do Rotary Club de Cáceres. Desejo que seu aniversário lhe traga uma felicidade imensa e que você possa realizar todos seus desejos nessa nova etapa de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados