Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Banco é condenado por reter salário de correntista devedor
Data:21/12/2018 - Hora:18h10
Banco é condenado por reter  salário de correntista devedor
Arquivo

O Banco do Brasil foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais e a restituir valores retidos de um correntista, que teve seu salário retido por conta de uma dívida que tinha com a instituição financeira. A decisão é da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que manteve a sentença proferida pelo Juízo da 1ª Vara Cível de Barra do Garças.

No recurso de apelação, negado por unanimidade, o Banco do Brasil tentava reduzir o valor da indenização. Já o relator do caso, desembargador Dirceu dos Santos, entendeu que a quantia deveria ser mantida, já que a indenização por danos morais não deve implicar em enriquecimento ilícito da vítima, tampouco ser irrisório, a ponto de afastar o caráter pedagógico que é inerente à medida. “Quanto ao dano material, razão também não assiste ao Banco apelante, pois, reconhecida a retenção indevida, deve o autor do ilícito proceder com a devolução dos valores ao cliente”.

Na ação originária, a vítima alegou ser titular de uma conta salário no Banco do Brasil e que, após seu salário ficar retido na referida conta, abriu uma nova conta em outro banco para que fosse feita a portabilidade integral de seus proventos. Porém, em dado mês, o salário foi depositado e, no ato da transferência dos valores por meio da portabilidade, foi repassado ao requerido quantia ínfima, ficando quase que a totalidade do valor do salário no banco alvo do processo.

Em sua análise, o desembargador Dirceu dos Santos verificou se houve ato ilícito por parte da instituição bancária. Segundo o magistrado, a simples existência de dívida perante o banco não permite que ele realize descontos arbitrários na conta bancária do cliente, necessitando de autorização para tanto.

Quanto ao dano moral, o relator apontou que é cabível somente quando ficar demonstrado que o ato ilícito resultou em lesão ao direito da personalidade da vítima, agredindo sua esfera íntima e trazendo consigo a dor, angústia e transtorno à psique, que ultrapassem o simples aborrecimento diário. Sendo assim é necessário verificar em cada caso a existência ou não da ofensa aos direitos personalíssimos da parte. Nesse contexto, conforme o desembargador, o abalo suportado pelo autor decorre diretamente do ato ilícito praticado pelo banco, tendo em vista que esse tipo de dano prescinde de comprovação.




fonte: TJ/MT com Redação



AREEIRA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados