Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Enfrentamento ao crime organizado foi tema de palestra na Fapan em Cáceres
Data:05/12/2018 - Hora:09h59
Enfrentamento ao crime organizado foi   tema de palestra na Fapan em Cáceres
Gabriel Aguiar/Sesp-MT

As causas da violência e as ações de enfrentamento à criminalidade foram debatidas, nesta segunda-feira (03.12), pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, e acadêmicos do curso de Direito da Faculdade do Pantanal (Fapan), no município de Cáceres. Dentre os temas abordados, estavam o combate a organizações criminosas, ações repressivas e ostensivas e o trabalho preventivo, também desenvolvido no âmbito da segurança pública.

O encontro foi realizado no auditório da faculdade e contou também com representantes das forças policiais estaduais, federais e Executivo Municipal. Garcia apresentou os dados da criminalidade, que nos últimos anos tem reduzido, principalmente os crimes contra a vida, a exemplo do homicídio. Apontou também os avanços, e neste quesito, citou a atuação integrada das forças de segurança: Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Ressaltou ainda os desafios, como a atividade preventiva que, segundo o gestor, é o caminho para atrair crianças, adolescentes e jovens a praticar o bem. O secretário citou alguns projetos sociais, de esporte e lazer, que são desenvolvidos pelas unidades de segurança, com crianças e adolescentes, a exemplo da Rede Cidadã, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Bombeiros do Futuro, Judô Bope, Jiu Jitsu Rotam, De Cara Limpa Contra as Drogas, Luz do Amanhã, e o mais recente, Bairro Integrado.

“Entendo que a atuação preventiva é extremamente importante. Não adianta reprimir a criminalidade e não dedicar atenção às crianças e adolescentes, principalmente aquelas em vulnerabilidade social. Acredito muito neste trabalho”, destacou.

Desafios

O secretário reforçou que o desafio dos governantes para a área de segurança pública tem sido reprimir as organizações criminosas, que atuam em todo o país. Para ele, fortalecer as unidades e integrar o compartilhamento de dados dos Estados são iniciativas que garantirão uma atuação mais efetiva.

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) passou a integrar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), do Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Com a adesão, os Boletins de Ocorrências registrados em todo o Estado serão compartilhados eletronicamente com o órgão nacional. A medida serve para medir os índices criminais e garantir recursos federais para o estado.

“A Sesp se adequou ao compartilhamento de dados para integrar o Sistema Único de Segurança Pública, cuja medida visa possibilitar que um órgão central acesse em tempo real os índices criminais, visando facilitar as ações operacionais entre os estados e criando frentes para o trabalho preventivo. A medida de unificação de informação vai possibilitar a repressão a criminalidade violenta e as organizações criminosas”, ressaltou.




fonte: Hérica Teixeira/Sesp



AREEIRA anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi assembleia
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados