Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Hipocrisia e paradigmas picles
Data:27/11/2018 - Hora:09h05

Como o maior estudo sobre a homossexualidade no Brasil, as críticas a Devassos no Paraíso partiam das definições em rótulos como “livro militante” e “pornografia excedida” para segregá-lo numa espécie de gueto encoberto pela falsa moral, pela culpa, pelo maniqueísmo religioso e pela vida sexual subterrânea da maioria dos brasileiros. Logo na primeira parte, João Silvério Trevisan mostra um pouco das históricas teorias científicas, desde o “gene gay” até as explicações químicas e biológicas ofertadas pela ciência a partir de 1990. Mesmo assim, vale salientar  - como fez questão de pontuar  - que não tem objetivo de discutir as causas da homossexualidade, mas tê-la como fato consumado para abranger as situações decorrentes. Destacam-se os capítulos que debruçam sobre a cultura homossexual no Brasil, país descrito como enrustido por natureza e, ao mesmo tempo, que passa para os estrangeiros a impressão de ter a sexualidade tão à flor da pele. O autor defende com unhas e dentes suas teorias - sustentadas com impecável embasamento histórico e referências que passam por nomes como Abelardo Romero, Sir Roger Casement e Pierre Verger -  de que essa devassidão brasileira ajudou a formar os falsos estereótipos de que somos um povo muito moderno e liberal, mas, no fundo, dominado pelo moralismo nem sempre assumido. “Mesmo quando existencialmente viscerais, os relatos masculinos resumiam-se, com algumas exceções, em choques, dilaceramentos e até violência. Neles, a relação amorosa quase sempre submergia ao impacto sexual de conotações culpadas”, argumenta o escritor. A influência (e perseguição) religiosa é discutida em um bloco inteiro de capítulos, tanto sobre a Inquisição quanto pelo cristianismo na época da escravidão, passando pelos contrastes entre um deus hedonista e um deus punitivo. Já no bloco seguinte, com o pulo para o século 20, descobrimos o chocante histórico da homofobia no país, quando as elites intelectual e política (inclusive os partidos de esquerda) viraram as costas para as pautas LGBT; o modelo de família tradicional foi construído pela moral e pelos bons costumes; e a classe médica, sobretudo os psiquiatras, definiram o termo homossexualismo para associar o comportamento LGBT como uma patologia a ser combatida.

A figura do homossexual no teatro também evoluiu a partir daquela década, deixando de lado os clichês exibidos nas peças de Plínio Marcos e Nelson Rodrigues, para mostrar toda sua normalidade e, por mais perturbador que fosse, sua humanidade. Nos palcos dos teatros a aids foi abordada quando estourou nos anos 80. Trevisan produziu uma verdadeira enciclopédia da homossexualidade retratada no cinema, teatro e literatura, ano após ano. Na música, o objeto de estudo é a geração transgressora de Renato Russo, Cazuza e Cássia Eller, e de como suas experiências atrevidas, radicais e, por vezes, autodestrutivas, marcaram uma era. Vale ressaltar, a quarta edição de Devassos no Paraíso, além de revista e atualizada, ganhou novos (e necessários) blocos, com temas que vão da bancada evangélica e seus representantes  - Jair  Bolsonaro, Silas Malafaia, Edir Macedo  - com o retrocesso que trouxeram, e continuam trazendo, para a pauta LGBT. No que diz respeito à política, ele aborda as alianças que a própria esquerda faz e que ferem os direitos civis de gays, lésbicas, travestis e transexuais. Os ataques e censuras à exposição Queermuseu entram na dissertação, assim como a onda de ódio que matou Marielle Franco e a evolução das novas identidades de gênero em nomes intelectuais que conquistam seu espaço, como a acadêmica Amara Moira e a psicanalista Letícia Lanz. Este livro nunca foi tão fundamental e veio na hora certa, quando os Direitos Humanos estão ainda mais ameaçados e a perspectiva para o futuro neste final e começo de ano não são animadoras.***Rubens Shirassu Júnior, escritor, pesquisador e pedagogo de São Paulo. Autor, entre outros, de Religar às Origens (ensaios e artigos, 2011) e Sombras da Teia (contos, 2016)




fonte: Rubens Shirassu Júnior



anuncie aqui AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados