Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
SEMA lavra autuações durante ação contra crimes ambientais
Data:30/10/2018 - Hora:10h19
SEMA lavra autuações durante  ação contra crimes ambientais
SEMA/MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lavrou oito autos de infração e aplicou multa de R$ 300 mil durante operação de fiscalização no Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, em Pontes e Lacerda. A ação na Unidade de Conservação começou na semana passada, um trabalho conjunto da Sema com Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros (BEA), Polícia Ambiental e Grupamento Especial de Fronteira (Gefron).

A equipe, que também fez o monitoramento dos focos de queimadas, constatou irregularidades no interior do parque que são enquadradas como crimes ambientais. Foram apreendidos instrumentos utilizados para desmate, como motosserras e correntes, além de marcas de tratores do tipo esteira utilizados para facilitar a derrubada de árvores.

Durante a operação algumas pessoas foram  flagradas cometendo crime ambiental, mas fugiram antes das abordagens. Laerte Marques, gerente do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, que deu apoio na operação, assegurou que a equipe vai buscar encontrar os indivíduos que abandonaram o local para a devida autuação, pois sendo uma unidade de conservação, as atividades constatadas são irregulares e devem ser combatidas.

“Um parque não pode ter o que foi encontrado no Santa Bárbara, é uma unidade de conservação. Quem tem a gerência das unidades de conservação em Mato Grosso é a Sema. Agora as pessoas que praticam o crime irão saber que a secretaria está presente na unidade, não está esquecido”, reforça Laerte.

O Parque Estadual Serra de Santa Bárbara é uma unidade de conservação (UC) localizada entre os municípios de Pontes e Lacerda e Porto Espiridião, criado pelo Decreto 1.797 de 1999, com uma área de 120 mil hectares e sua extensão compreende o bioma amazônico. Esta UC é de proteção integral, ou seja, sua área é reservada para preservação.

O uso dos recursos naturais deve ser de modo indireto, como a recreação, turismo ecológico, pesquisa científica, educação ambiental, dentre outros. A extração, coleta, consumo ou danos dos recursos naturais são proibidos. Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, o Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, e o Parque Estadual Mãe Bonifácia, que é um parque urbano, localizado dentro da capital mato-grossense.




fonte: Assessoria com Redação



AREEIRA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados