Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Iniciado projeto de recuperação de matas ciliares em Rio Branco
Data:18/10/2018 - Hora:09h46
Iniciado projeto de recuperação  de matas ciliares em Rio Branco
Assessoria

Apesar de integrarem a "Rota das Águas" em Mato Grosso, alguns rios e córregos e nascentes da comarca de Rio Branco na região de Cáceres, sofrem com as conseqüências do avanço das pastagens. Em várias propriedades rurais, as margens dos córregos já não existem mais e o que se vê são apenas barrancos com pequenos corredores de água que insistem em sobrevier à degradação.

Para mudar esse cenário, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros lançaram, em Rio Branco, o projeto "Amigos da Natureza- Recuperação das matas ciliares". A proposta é promover a revegetação das áreas degradadas com o envolvimento de toda a sociedade.

Antes da recomposição, no entanto, é feita a avaliação da área degradada; levantamento da vegetação regional e suas espécies características; seleção do sistema de vegetação; plantio, manutenção e avaliação e distribuição das espécies no campo. O cronograma de ações inclui preparo de mudas, reunião com os parceiros, isolamento da área, abertura e adubação de covas e plantio de mudas.

O projeto prevê ainda a realização de palestras nas escolas sobre o tema. "É mais um projeto de conscientização ambiental e de cidadania que busca trazer a criança, o jovem e os munícipes a entenderem a importância das plantas, da água, da terra, do sol e do ar, enfim da vida", ressaltou o promotor de Justiça Emanuel Filartiga Escalante.

Segundo Escalante, a idéia é contemplar os três municípios da comarca, assim, além de Rio Branco, o projeto vai ser desenvolvido em Salto do Céu e Lambari D’Oeste. Até o momento, já foram doados ao Ministério Público 20 mil mudas. Além de ser o responsável pela doação, o empresário Manuel Jorge Ribeiro quer acompanhar as próximas etapas do projeto, fornecendo mais mudas, adubação e pessoal para coletar sementes. Já as palestras nas escolas serão realizadas pelo promotor de Justiça, pelo biólogo José Aparecido Macedo e pelo professor Josiel Dorriguette de Oliveira. As Prefeituras de Salto do Céu, Rio Branco e Lambari D’Oeste também são parceiras da iniciativa.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados