Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Reação em cadeia de massificação
Data:03/10/2018 - Hora:09h16

No atual modelo de sociedade, ao qual a educação está vinculada, espaço este propenso à prática de barbárie e do mal banal, deve-se compensá-la a partir de uma postura ética voltada para essas questões? Pensar essas questões automaticamente remete ao tema da autonomia, ainda que não desista de uma educação, de uma cultura para a autonomia, penso pelo caminho da negativa, assinalando os limites e desafios para se chegar, pela educação e pela cultura, a uma autonomia de fato. Uma vez que a própria realidade dos processos educacionais é tomada pelos pressupostos de uma cultura alienante.A proposta para combater a barbárie seria, por conseguinte, uma educação para a autorreflexão em busca do sentido filosófico a respeito do processo de coisificação da sociedade, da adesão cega aos coletivos, do caráter manipulador e da ausência de consciência (ou consciência coisificada). Estas são consideradas potencialidades da barbárie enquanto dão suporte à frieza das pessoas e interditam as experiências do pensamento. A frieza inviabiliza nos homens a experiência. Daí a relação entre experiência e pensamento.

Assim, nem podemos apontar soluções simplistas para o problema da banalidade do mal. Tampouco acredito em medidas revolucionárias e teorias que abriguem o sistema como um todo, o que, de certa forma, os regimes totalitários fizeram. E isso se aplica, inclusive, à educação com suas reformas pedagógicas e seus métodos padronizados visando a anular as diferenças individuais. É importante dar condições para que as pessoas possam pensar por si mesmas, como forma de oposição aos processos massificantes da sociedade atual, por meio de uma atitude de pensar sobre o sentido dos acontecimentos com os que estão chegando, estamos criando as bases para o pensamento. Estamos partilhando o mundo comum. Assim, os professores e os artistas podem propiciar aos alunos e ao público em geral, repensar, recriar e ressignificar o mundo herdado dos mais velhos. O julgamento e a responsabilidade pessoal, enquanto atitudes éticas, requerem um esvaziamento da pessoa, no sentido de se colocar numa posição de neutralidade em relação às pressões externas e aos conceitos pré-estabelecidos. Sem essas condições o ato de julgar e de responsabilizar seria influenciado por elementos intrínsecos e extrínsecos, determinando os resultados finais. O pensar deve ser uma atividade totalmente livre de quaisquer condicionamentos, para dar condições ao desenvolvimento da responsabilidade pessoal e do julgamento. Dessa forma, o pensamento torna a pessoa apta a escolher, e se não pode transformar uma situação na qual está inserido o seu objeto, no mínimo vai desencadear uma profunda mudança naquele que pensa. ***___Rubens Shirassu Júnior, escritor, pesquisador e pedagogo de São Paulo. Autor, entre outros, de Religar às Origens (ensaios e artigos, 2011) e Sombras da Teia (contos, 2016).




fonte: Rubens Shirassu Júnior



AREEIRA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados