Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Vereadores da Bolívia discutem parceria com prefeito de Cáceres
Data:15/09/2018 - Hora:08h47
Vereadores da Bolívia discutem parceria com prefeito de Cáceres
Assessoria

Na manhã de ontem, (14), o prefeito Francis Maris Cruz recebeu uma comitiva composta de vereadores (consejales/conselheiros) de municípios bolivianos vizinhos, representantes dos poderes legislativos de San Matias, San Ignácio de Velasco, San José de Chiquitos e Concepcion, na fronteira com o Brasil, que fazem divisa ou são próximos à de Cáceres ou, mais longe, como os representantes de Puerto Suárez.

O objetivo foi o de incrementar as parcerias que envolvem esses municípios, principalmente na recuperação, conservação e construção de estradas em comum. Reunidos na sala de reuniões do Paço Municipal, eles discutiram os problemas comuns que vive a região, no tocante à saúde e assistência social, uma vez que os dois povos se relacionam diariamente, não só através de serviços públicos, mas também pelo comércio e indústria, fazendo de Cáceres um grande pólo regional e internacional.

O presidente da Câmara (Concejo Municipal) de San José de Chiquitos, Ulises Pesoa Justiniano, classificou de muito importante as relações dos vizinhos bolivianos com Cáceres, devido aos interesses comerciais e sociais. Ulises destacou que o serviço de saúde existente em Cáceres é essencial para o povo boliviano da fronteira.

Dentre os vários assuntos discutidos, Ulises salientou a parceria com Cáceres no combate aos incêndios florestais e nas margens das estradas da região, nesta época de seca. O prefeito Francis lembrou que a Bolívia quer vender uréia ao Brasil, que Mato Grosso pode comprar toda a produção de uréia boliviana, mas para isso é preciso boas estradas. Outro comércio que pode expandir é o de gás, cujo botijão de 10 quilos custa o equivalente à 12 reais no país vizinho. Estradas melhores, lembrou Francis, podem viabilizar a vinda do gás boliviano para ser engarrafado aqui no Brasil, com um preço muito melhor.

Na reunião, ainda foi comentada a possibilidade de a Bolívia trazer uma extensão de uma faculdade boliviana de medicina para a vizinha San Matias. Francis lembra que há cerca de 20 mil brasileiros estudando na Bolívia.

Outro grupo de bolivianos chegou logo depois. ‘Consejales’ e assessores do município de Puerto Suarez, não conseguiram chegar a tempo para a reunião, mas foram recebidos no gabinete do prefeito. O assunto principal foi também a estrada (carreteira), que liga o Brasil até o Oceano Índico, atravessando a Bolívia e o Chile.




fonte: Assessoria com Redação



JBA AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados