Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Estudantes de Vila Bela visitam fórum da comarca
Data:13/09/2018 - Hora:08h40
Estudantes de Vila Bela  visitam fórum da comarca
Divulgação

Estudantes do 9º ano da Escola Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, foram recepcionados pelo juiz diretor, Elmo Lamoia de Moraes, durante visita. A ação faz parte de um projeto intitulado "Pequeno Grande Cidadão", que permite proporcionar aos alunos noções de Direito, criticidade e orientação vocacional.

Durante o tour eles souberam como funciona o Poder Judiciário, quais os trabalhos são desenvolvidos e visitaram toda a estrutura da Comarca. O juiz mostrou aos alunos o Plenário do Tribunal do Júri, as celas onde ficam os presos que serão interrogados, o gabinete, secretarias e demais setores.

Os alunos manusearam processos e assistiram a palestras, tanto do magistrado quanto do promotor de Justiça Samuel Telles Costa sobre as funções do Judiciário, Ministério Público, Executivo e Legislativo. "No começo eles estavam retraídos, mas depois ficaram mais desenvoltos. Fizeram várias perguntas sobre a nossa profissão, como foram os estudos até chegarmos às funções de juiz e promotor e pediram dicas sobre as vantagens e desvantagens de cada uma", contou Elmo Lamoia.

Depois, o magistrado chamou oficiais de justiça, assessores e servidores do gabinete para que os alunos pudessem distinguir um pouco mais sobre estas profissões e para que eles tivessem conhecimento de que uma Comarca não é composta somente pelo juiz. Cada um falou sobre o trabalho que desenvolve diariamente e responderam algumas perguntas.

"Foi muito positivo porque é uma realidade que não é próxima deles, já que alguns estudam na zona rural. Para eles é um ambiente diferente e essa visita desmistifica o que é o Poder Judiciário e mostra que estamos aqui para servir e à disposição da população", disse Lamoia.

O juiz sugeriu à Secretaria Municipal de Educação para que esta atividade seja incluída no calendário escolar.

Além disso, para fomentar o conhecimento sobre as profissões, o magistrado cedeu o espaço do Tribunal do Júri para a realização da "Mostra das profissões", no dia 25 de outubro, onde estudantes estarão em contato com profissionais de diversas áreas para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

A visita é uma iniciativa do advogado Mauro Crema, que atua no município e tem dado aulas sobre conhecimentos de Direito nas escolas públicas com o intuito de formar jovens conscientes para suas profissões.




fonte: Dani Cunha



anuncie anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados