Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Ministério aponta que maioria dos partos em MT são cesáreas
Data:12/09/2018 - Hora:08h26
Ministério aponta que maioria  dos partos em MT são cesáreas
Ilustrativa

Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que em Mato Grosso 60% dos partos são cesáreas, contrapondo-se à recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que apenas 15% dos partos tenham interferência.

Nos últimos 20 anos, o número de mulheres que optaram em fazer o parto cesariana aumentou. O Brasil ocupa a segunda colocação na classificação mundial entre os países que mais realizam o parto cesariana, de acordo com o Ministério da Saúde.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Maria de Fátima Ferreira, o parto cesárea é realizado a pedido da paciente. Ela explicou que muitas mulheres têm medo das dores do parto normal. "Os partos cesariana, geralmente são indicados pela paciente. A maior parte dessas mulheres sente medo do parto normal", disse.

A cirurgia que deveria ser realizada apenas em casos de risco para a mãe ou bebê se tornou uma cirurgia eletiva. O parto humanizado conhecido também como parto normal respeita as decisões da gestante e é oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

A enfermeira obstetra Vanusa Cristina Pinto explicou que o parto humanizado é acompanhado desde o pré-natal da gestante. "É feito esse acompanhamento para que tenha a menor intervenção possível, porque geralmente elas podem acarretar um risco maior para a mãe e o bebê", contou.

Deve-se levar em conta que, em parte dessas cesáreas, a situação já era emergencial e mais arriscada. Mas o aumento do agendamento desse tipo de parto torna o índice preocupante.

A cesárea é uma cirurgia e pode gerar hemorragia, infecções e danos a órgãos internos da gestante, sem que a necessidade de assumir o risco dessas complicações.

O parto normal traz benefícios para o bebê e a mãe. Durante o parto, a mãe produz os hormônios oxitocina, que estudos indicam serem capazes de proteger o recém-nascido de danos no cérebro e ajudar no amadurecimento cerebral, e prolactina, que favorece a amamentação.




fonte: G-1 MT com Redação



anuncie aqui rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados