Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Doutores das Florestas
Data:13/07/2018 - Hora:08h41
Doutores das Florestas
Reprodução Web

O leitor deve estar estranhando que já há algum tempo a gente não destaca neste espaço datas comemorativas consoante registros do calendário, mas acontece que realmente, as tais datas andam meio evasivas e não é por lapso que buscamos outros assuntos, favor não culpar a greve dos caminhoneiros, como de praxe geral. Calma, que até que enfim, a folhinha, como a gente dizia nos anos 80 do século XX, cita um mui ínclito profissional digno de justas homenagens pelo seu dia: o Engenheiro Florestal, profissional responsável por avaliar as florestas e projetar estratégias de uso sustentável e preservação do ecossistema como um todo. O dia 12 de julho foi escolhido para homenagear o engenheiro florestal, em alusão à São João Gualberto, falecido em 12 de julho de 1073, escolhido como o Protetor das Florestas pelo Papa Pio XII em 1952. Para se ter uma idéia da importância do referido profissional, consta no rol de suas atribuições, construções para fins florestais e suas instalações complementares; silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”

Durante sua formação um Engenheiro Florestal adquire conhecimento não só a respeito dos recursos naturais, mas também acerca das ciências biológicas, exatas e humanas. Dentre as matérias essenciais para sua formação estão: ecossistemas florestais, solos e nutrição de plantas, geoprocessamento, gestão de recursos naturais renováveis, política e legislação florestal, proteção florestal, entre várias outras. Um curso relativamente novo, pouco mais de meio século, o primeiro curso de estudos, exclusivamente, florestais no Brasil em 1960, aconteceu na Escola Nacional de Florestas, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, posteriormente transferida para a Universidade Federal do Paraná. O curso de engenharia florestal da Unemat é ministrado no campus de Alta Floresta, formando profissionais para atuar no gerenciamento sustentável das florestas naturais e reflorestamentos, além de inúmeras outras atividades ligadas a ecossistemas florestais. Para tanto, a sua capacitação profissional se deve a uma seqüência de disciplinas teóricas e práticas, de campo e laboratórios, aliadas a experimentação científica e a extensão. O Curso também tem um diferencial que é a habilitação para atuar na área de georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, conforme Lei Federal nº 10.267/2001. Nesta data específica, queremos aqui registrar nossa saudação à distinta classe profissional pela efeméride.




fonte: Da Redação



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados