Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Projeto do Canilfron auxilia em reabilitação de crianças
Data:26/06/2018 - Hora:08h56
Projeto do Canilfron auxilia  em reabilitação de crianças
Lenine Martins

Os cães são muito importantes em terapias com crianças portadoras de deficiências, exemplo, o Wilderwood Service dos Estados Unidos que desde os anos 40 do século passado treina cães-guias para ajudar pacientes a lidar com as lutas da vida diária. Em Cáceres, o Canilfron é um exemplo similar, com 10 cães, que auxiliam as instituições de Segurança Pública na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia, também tem sido utilizado na reabilitação de crianças.

Gaia, uma cadela labradora, tem sido útil na vida de Felipe Souza da Silva, hoje com 9 anos, nascido com 36 semanas, e parte do cérebro paralisado. Ele e mais dois irmãos, são atendidos pelo projeto “Cãominhar”, que utiliza os cães do Grupo Especial de Segurança na Fronteira para reabilitação das crianças.

Sentado ao lado da sua mãe enquanto se alimentava, o garoto estava impaciente e não havia distração que fizesse o pequeno se acalmar. Sua reação foi outra quando estava ao lado da Gaia, um dos cães que fazem parte do projeto, uma labradora dócil e que conseguiu arrancar sorrisos e gritos do Felipe. Antes, o menino que estava sem consolo, agora se animou para fazer uma atividade de fisioterapia acompanhado pelo animal.

Enquanto a sua fisioterapeuta o segurava para mantê-lo caminhando, Felipe atendia aos comandos da policial e adestradora da Gaia, Vanessa Miranda de Paula, para fizesse o percurso andando, e posteriormente, jogasse a bola para o animal buscar. Felipe fez tudo certo e ainda chamava corretamente o nome da labradora.

O trabalho desenvolvido dentro da unidade é resultado da parceria do Grupamento com a prefeitura e, atende inicialmente, crianças com autismo e paralisia cerebral. Quatro cães são utilizados em sessões de fisioterapia uma vez por mês. Cerca de 800 pessoas, entre crianças e adultos fazem terapia no Centro de Reabilitação.

Segundo a policial Vanessa Miranda, que acompanha a reabilitação das crianças com os cães, o emprego do animal nas atividades de terapia possibilita que o paciente fique mais motivado e espontâneo durante as sessões, mas alerta que o trabalho não pode ser feito com qualquer criança.

Adrian Estavam Silva, seis anos foi diagnosticado com paralisia cerebral no lado esquerdo e perdeu os movimentos das mãos e pernas e com o tratamento, já melhorou bastante, “ele gosta muito dos cachorros”, disse a mãe de Adrian, Catarina da Silva.

O projeto “Cãominhar foi lançado nesta quinta-feira (241.06), no Centro de Reabilitação de Cáceres e contou com a participação dos policiais do Gefron, profissionais multidisciplinares que atuam na unidade e o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos de Jesus Mendes.




fonte: Assessoria com Redação



rotary anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados