Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Descendentes de imigrantes se destacam na política regional
Data:19/06/2018 - Hora:08h35
Descendentes de imigrantes se  destacam na política regional
Divulgação

Num retrospecto da colônia imigrante da terra do sol nascente à terra do amor e do sol, Correio Cacerense registra a saga asiática a um ano do centenário em MT.  

No dia 18 de junho de 1.908, aportava em Santos (SP) o navio Kasato Maru, com o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses para o Brasil, após uma viagem que começou no porto de Kobe e terminou, 52 dias depois, com 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar nos cafezais do oeste paulista. No Mato Grosso, os imigrantes asiáticos, cerca de 780 pessoas, chegaram segundo registros da Associação Esportivos e Culturais Nipo-Brasileira de Campo Grande, (hoje MS) em 1.919, através da ferrovia, que ligava Bauru (SP) até Porto Esperança, em Corumbá.

Em Cáceres, a primeira família japonesa, a Hayashida, chegou em 1951 e doravante outros imigrantes aportaram a cidade fronteiriça, como: Sato, Ninomiya, Kurosaki, Sakashita, Saito, Kishi, Nakamoto, Hayashi, Miura, Arashida, Kawasaki, Nakahara, Endo e Takai, dentre outras.

Além da agricultura, ocupação específica tradicional do sol nascente e do beisebol no esporte, os descendentes dos imigrantes também se destacaram em outras áreas, como na política, exemplos, Miguel Ninomiya, foi deputado estadual por 3 vezes; Masato Nakahara, foi vereador e presidente da Câmara de Cáceres, e prefeito por 8 meses; Makoto Hayashida, foi vereador por 2 mandatos; Mário Tanaka, vereador 3 mandatos; Mário Hayashida, suplente, e vereador e assumiu por 4 meses; Kazuyoshi Sato, vereador por 7 mandatos, prefeito e também vice de Araputanga; Osvaldo Katsuo Minakami, prefeito de Salto do Céu; Nelson Miura, prefeito de Pontes e Lacerda e Wilson Kishi, vereador por 5 mandatos, presidente da Câmara, vice-prefeito, suplente de deputado estadual (assumiu por 4 meses).

O pai de Wilson Kishi, Akio Kishi (falecido) com a descendente Mitie Kishi era fotógrafo e em 1973 estampou o Selo Padronizado em comemoração aos 50 anos de inauguração da Catedral São Luiz. Na imagem fotográfica, Kishi capturou parcialmente o ipê roxo florido, com suas pétalas ao chão e a Catedral São Luiz no centro da foto, que foi levada para o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campo Grande e também na Espanha, Itália e Japão, além de ter sido inspiração para dois artistas plásticos.

Akio Kishi/Mitie, (Cáceres) numa foto de família no ano de 1975 (Foto: Arquivo Família)




fonte: Da Redação



anuncie aqui JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados