Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Taques veta projeto e Unemat mantém nome de Jane Vanini
Data:25/04/2018 - Hora:09h18
Taques veta projeto e Unemat  mantém nome de Jane Vanini
Arquivo

O governador Pedro Taques vetou, integralmente, o projeto de lei complementar aprovado pela Assembléia Legislativa, que alterava o nome da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Pela matéria, proposta pelo deputado estadual Adriano Silva, em 2016, a instituição passaria a se chamar Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado.

Ao justificar o veto, Taques alegou que a propositura está “afetada por vício formal”. Para ele, projetos desta natureza são de “iniciativa privativa do chefe máximo do Poder Executivo”. O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou na última sexta-feira (20), e, agora, será analisado pelos deputados estaduais, em data a ser divulgada.

Conforme Adriano Silva, a proposta era “um desejo de toda a comunidade acadêmica da Unemat. As contribuições do professor Maldonado moldaram a universidade que conhecemos hoje e que tanto contribui para o crescimento e fortalecimento do nosso estado", justificou o parlamentar, na época.

Carlos Alberto Reyes Maldonado, ou apenas “Maldonado”, como era conhecido, foi professor de Ciências Sociais, formado pela Universidade de São Paulo (USP), que atuou no curso de Direito do campus de Cáceres por mais de 30 anos. Era o diretor da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc) de 1989 a 1993. Ele foi o primeiro reitor da Unemat e ficou no cargo entre os anos de 1994 e 1996, quando renunciou para conduzir a Secretaria de Educação de Mato Grosso, de 1996 a 1997.

Entre 2000 e 2004 foi secretário de Educação de Cuiabá e, na seqüência, coordenou a Regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Estado e a Consulta da Carta da Terra no Brasil. Faleceu aos 54 anos de idade, em 30 de janeiro de 2016. Diante do veto do governador Pedro Taques, a Unemat continua a se chamar Jane Vanini, uma homenagem à cacerense Jane Vanini Capozzi, nascida aos 8 de setembro de 1945 em nossa cidade e morta em Concepción (Chile) no dia 6 de dezembro de 1974, pela polícia política do ditador Augusto Pinochet. O deputado Adriano Silva se disse indignado sobre o veto, alegando que  o governador quis atingi-lo por ser oposição.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados