Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Macanudos das Teles
Data:05/04/2018 - Hora:07h54
Macanudos das Teles
Reprodução Web

Você que se posta a frente da telinha para torcer pelo seu time nas tardes de domingo, a dona de casa, que arruma a cozinha mais cedo pra não perder o capitulo da novela, aqueles que curtem estar por dentro das noticias gerais e previsão do tempo dos jornais televisivos, alguns tendenciosos, com ilações falaciosas, fak-news e os cambaus, deveriam saber que dia é hoje. Claro, que é 5 de abril, uma quarta feira, quiçá de chuva, oxalá de sol, nada a estranhar deste tempo volúvel como as comunicações malversadas por produtores, diretores, ancoras e repórteres nem sempre éticos. Para estas pessoas sérias, leitores fiéis deste espaço diário e para os colegas que levam a sério a árdua, porém sagrada missão do jornalismo honesto, incluindo claro, aqueles que ficam atrás das câmeras nas TVs, a nossa singela e sincera saudação porque hoje é o Dia Internacional das Telecomunicações. Tele- do Grego distancia e Comunicações do Latim Comunicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar". Pois bem, este 5 de abril se comemora a importante data, em alusão à fundação da

a União Telegráfica Internacional no distante dia 5 de abril de 1865, transformada na década de 30 do século XX na União Internacional de Telecomunicações. Prá você ver, que dos sinais da TV, do áudio e vídeo do smartphone interligado a rede mundial de computadores que fez do planeta um lugar sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe, tudo começou com o telégrafo. Viajando no tempo voltamos às datas mais importantes que contribuíram para a evolução dos meios de comunicação: Em1840, Samuel Morse registrou a patente do telégrafo elétrico, onde, baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias.  Dez anos depois, em 1850, um cabo submarino foi construído no canal da mancha que liga França e Inglaterra para transmissões telegráficas. Vinte e seis anos após, em 1876, Alexander Graham Bell registrava a patente do telefone, invenção revolucionária que convertia as ondas sonoras (voz humana) em impulsos elétricos. Em 1879, D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira Empresa de Telefonia no Brasil e os primeiros telefones começam a funcionar na cidade do Rio de Janeiro, sendo que só 11 anos depois Heinrich Hertz descobriu as ondas eletromagnéticas, que permitiriam futuramente a invenção do rádio. Da primeira transmissão radiofônica no Brasil em 1922 à TV foram 28 anos de espera, pois somente em 1950 acontecia com Assis Chateaubriand, o primeiro programa da TV brasileira transmitido pela TV Tupi. Daí até a internet, foram mais 26 anos, quando em 1976 Steve Jobs apresentou ao mundo o Apple Computer, primeiro computador pessoal. Para a explosão dos milhões de telefones celulares, foi rápido, após a implantação da internet no Brasil em 1995. Nesta viagem, não poderíamos deixar de apear na década de 80 do século passado quando o saudoso (tipo Mandrake), Aderbal Michelis, o sucessor de Rondon, mestre das telecomunicações em Mato Grosso abriu as fronteiras do oeste com instalações de torres de Radio e TV, ligando pontos como macanudo do radio amador e programador da Trans-Lider; dos anos dourados em Cáceres e região. Concluindo, resta-nos reverenciar nesta data a memória deste gigante das telecomunicações, que como Graham Bell e Morse, escreveu também e com gaudio, sua página no setor das telecomunicações de Mato-Grosso,... e Vamos Tele-Comunicare, que a vida segue, graças à eles. 

 




fonte: Da Redação



AREEIRA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados