Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Planejamento Sucessório
Data:21/03/2018 - Hora:10h34

Muito tem se falado sobre planejamento sucessório na atualidade suscitando inquietações, perguntas e dúvidas de muitas pessoas sobre o tema. Algumas têm interesse em fazê-lo, mas, não sabem por onde começar, outras, por sua vez, rechaçam o assunto por considerá-lo tabu haja vista que ao se falar de planejamento sucessório, necessariamente, estaria se falando da morte. E quem quer pensar nesse assunto?! Ocorre que planejamento sucessório é a forma mais segura e muitas das vezes menos onerosa de planejar a sucessão post mortem para aqueles que pretendem estabelecer uma espécie de proteção ao patrimônio que será deixado após a abertura da sucessão que se dá com a morte. O Planejamento sucessório consiste na estruturação de forma planejada da sucessão do patrimônio do indivíduo com diversos objetivos, dentre eles, a preservação e proteção do patrimônio familiar, a simplificação dos procedimentos e trâmites sucessórios, a prevenção de litígios entre terceiros e, claro, a eficiência financeira, tributária e econômica na sucessão patrimonial.

Nessa proposta de planejamento sucessório, a doutrina jurídica atual tem apresentado algumas formas de promovê-lo, como por exemplo, a doação com usufruto, o testamento e a holding familiar. Cada uma dessas modalidades proporciona ao interessado maneiras de gerir seu patrimônio estabelecendo uma forma de sucessão patrimonial segura e eficiente. A doação prevista a partir do artigo 533 da codificação civil é um contrato pelo qual uma pessoa, por liberalidade, transfere de seu patrimônio, bens ou vantagens para o de outra pessoa. A doação com reserva de usufruto consiste na transferência da propriedade desses bens reservando para o doador o direito de fruição (usar e fruir/desfrutar) do bem até sua morte, que quando ocorrer, não precisará da abertura do inventário, tendo em vista que os bens foram transferidos em vida, claro, observando as regras atinentes à doação.

O testamento por sua vez é um ato pelo qual alguém dispõe de seu patrimônio para depois de sua morte como ato de última vontade. Nesse caso, a pessoa poderá dispor através desse instrumento que pode ser público ou particular, dependendo de sua modalidade, em favor de parentes e até mesmo de terceiros, bens que compõem o seu patrimônio. Para tanto, é muito importante ser observado o artigo 1.845 do Código Civil no qual é estabelecido que os herdeiros necessários devem ser resguardados em face da proteção legal denominada legítima. A legítima é a parte indisponível do patrimônio de alguém que não pode ser objeto de testamento, pois esse percentual de 50% do patrimônio deverá ser sucedido pelos herdeiros necessários que são ascendentes, descendentes, cônjuges e, atualmente, em conformidade com o Recurso Extraordinário 878694, tem se entendido que o companheiro ou companheira também é considerado herdeiro necessário.

Dentre as modalidades de planejamento sucessório, a holding é uma das mais interessantes e instigantes e tem se despontado na atualidade como uma das melhores propostas de promover a chamada blindagem patrimonial e continuidade operacional da manutenção do patrimônio. Trata-se de constituição de estruturas societárias que organizam adequadamente as atividades empresariais de uma pessoa ou família, separando áreas produtivas de áreas meramente patrimoniais, além de promover a constituição de uma instância societária apropriada para conter e proteger a participação e o controle mantido sobre outras sociedades. A holding, então, pode contribuir para evitar o estabelecimento de disputas, na medida em que permite que o processo de sucessão à frente da(s) empresa(s) seja conduzido pelo próprio empresário ou empresária, na sua condição de orientador da família, além de responsável direto pela atividade negocial, permitindo que uma nova administração empresarial seja ensaiada e implementada em vida. E, quando esse trabalho é bem conduzido, a morte causa apenas danos sentimentais e não danos patrimoniais, tendo em vista que já está definido que todos os herdeiros são sócios da holding e, assim, participam dos lucros da(s) empresa(s), bem como já fica definida a administração das atividades negociais, por herdeiros ou administração profissional.

Assim, diante de tantas possibilidades, o planejamento sucessório é realmente uma forma de evitar os assombros vindos com a abertura da sucessão que muitas das vezes fogem das questões sentimentais e adentram à esfera patrimonial com inventários intermináveis que duram anos. Portanto, o planejamento sucessório é um instrumento atual que visa evitar problemas e prejuízos consideráveis no futuro com a ocorrência do evento morte. ***___Cibeli Simões dos Santos - Advogada e sócia proprietária da Sociedade de Advocacia Simões Santos e Nascimento, docente vinculada à Universidade do Estado de Mato Grosso, especializanda em Direito Civil Contemporâneo pela UFMT, especialista em Direito Tributário pela UNIDERP e Mestra em Linguística pela UNEMAT. Atualmente compõe a diretoria do Instituto Brasileiro de Direito de Família de Mato Grosso (IBDFAM) e está como Delegada da Caixa de Assistência dos advogados em Cáceres/MT-OAB/MT.




fonte: Cibeli Simões dos Santos



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados