Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Academia de Letras pode se mudar para o interior
Data:20/03/2018 - Hora:09h18
Academia de Letras pode  se mudar para o interior
Reprodução

A Academia Mato-Grossense de Letras pode se mudar para o interior do estado e deixar a Casa Barão de Melgaço. Após mais de vinte ocorrências em cerca de três meses, os imortais discutiram, no último sábado (10), a possibilidade de mudança, e criaram uma comissão para tentar falar, pela última vez, com os gestores municipal e estadual.

A ideia foi dada pelo secretário geral da Academia, José Cidalino Carrara. Segundo ele, além dos assaltos, a causa está no “descaso, desdém, e falta de respeito dos gestores públicos com a Academia, não com os componentes da Academia, mas com a instituição em si”.

Desde outubro de 2017 já foram levados da Casa Barão até mesmo a fiação elétrica e os aparelhos de ar condicionado. “Depois que eu dei a ideia no último sábado, já recebemos três propostas de cidades do interior, que eu não posso divulgar ainda por uma questão de ética, que estão dispostas a sediar a Academia Mato-Grossense de Letras”, afirma Carrara. Segundo ele, a maioria dos imortais presentes na reunião concordou com a mudança, e a sugestão foi aplaudida.

Marília Beatriz, imortal e ex-presidente da AML, também lamentou todas as ocorrências que atingiram a casa. Segundo ela, quando estava na presidência, a Prefeitura disponibilizava um guarda para ficar na porta. “Não era suficiente, porque ele trabalhava um dia, e no outro tinha que descansar, o ideal seriam dois. Mas desde que eles entregaram a Academia de volta pra nós, em março, até quando eu saí da Presidência, em outubro, não teve nenhuma ocorrência”, lembra.

A ex-presidente afirma que será difícil encontrar um local para levar a AML, porque “ela fica na Casa Barão de Melgaço aqui, que foi a casa do Barão mesmo. Não tem outro lugar em que ele tenha morado”, lamenta.

Para que a Academia não saia da capital, a solução seria colocar guardas para cuidar da Casa Barão todos os dias. “Eu sou secretário geral, não tenho coragem de passar uma manhã lá! A noite ainda é pior! Que nos coloque um ou dois guardas, isso não custa nada pro estado, faz tanto convênio, não custa nada pegar uma empresa terceirizada e colocar um funcionado pra tomar conta”, afirma Carrara. “A nossa sorte é que bandido não gosta de livro. Temos uma riqueza, um patrimônio tão grande lá, e felizmente bandido não gosta de livro, assim como as autoridades tem medo, porque são ignorantes, e tem medo do conhecimento”, finaliza.

A Casa Barão foi construída entre 1775 e 1777, e em 1843 passou a ser residência do Barão de Melgaço, um francês naturalizado brasileiro que recebeu o título de Barão de Dom Pedro I após defender o Brasil na Guerra do Paraguai. Ele também foi governador de Mato Grosso cinco vezes, historiador, geógrafo, pesquisador e escritor.

Após sua morte, a casa passou aos descendentes, e foi desapropriada em 1926. Quatro anos depois, em 1930, passou a ser sede da AML e do IGHMT. Foi ali, também, a primeira faculdade de direito de Cuiabá.




fonte: Assessoria com Redação



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados