Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
O Contador de histórias
Data:20/03/2018 - Hora:09h14

Cada um de nós carrega um contador de histórias… Contamos uma história quando falamos de uma lembrança de infância, quando repassamos uma receita de família que possui um segredo que a torna única, quando queremos transmitir a nossa experiência para um filho, um amigo. A todo o tempo temos algo para contar e sem perceber vamos tecendo histórias, conectando fatos, amarrando idéias. Desde os primórdios o ser humano tem narrado suas histórias no intuito de preservar sua memória, transmitir conhecimentos e divertir. Antes da escrita e dos livros lá estavam os contadores para salvar do esquecimento as tradições da família, a cultura de um povo. Há pessoas que fazem da contação de histórias uma arte. Uma arte que sobrevive ao tempo, às novas tecnologias. Pessoas que resgatam, lá do fundo do baú, as histórias meio esquecidas, meio abandonadas. Pessoas que criam novas histórias, novos enredos que prendem a atenção de crianças e adultos. Pessoas que usam a voz e a imaginação como ferramentas e constroem mundos encantados. Neste 20 de março, quando se celebra o Dia Internacional do Contador de Histórias, as nossas homenagens àqueles que ainda vivem neste mundo maravilhoso das historinhas, alegrando especialmente as crianças.

As origens da celebração estão na Europa, mais especificamente na Suécia em 1991. A data marca o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hesmifério sul.  No ano seguinte um novo evento marcou a data, mas perdeu a força até 1997, quando um grupo de contadores de histórias da Austrália resolveu organizar uma celebração que durou uma semana inteira. Na mesma época, no México e em outros países da América do Sul, o dia 20 de março foi declarado o Dia Nacional dos Narradores.

A celebração de 2001 trouxe mais fôlego ao evento graças à atuação da rede escandinava de contadores de histórias, o evento se espalhou pela Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estônia. Em 2003 o Canadá e outros países também adotaram a idéia. Quando a França aderiu à celebração em 2004 o número de países aumentou para 25 espalhados pelos cinco continentes, tornando-se assim o 20 de março o Dia Internacional do Contador de Histórias. A cada ano a maioria dos eventos que se espalham pelo mundo está ligada por um tema em comum. Depois do tema definido os contadores brindam os ouvintes com as mais variadas histórias. Os temas dos últimos anos foram os seguintes: No Brasil o evento é pouco divulgado, mas há grupos que não medem esforços para manter a tradição e comemorar a data. Um exemplo é o da Biblioteca Lucília Minssen, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre, RS, que desde 2009 vem promovendo este evento. Durante o dia são apresentadas sessões de contação de histórias e à noite acontecem palestras com escritores e contadores de histórias. ***___Cristina Marrero




fonte: Cristina Marrero



rotary JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados