Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Decisão do STF deve liberar presas da cadeia de Cáceres
Data:24/02/2018 - Hora:09h56
Decisão do STF deve liberar  presas da cadeia de Cáceres
Ilustrativa

Em Mato Grosso, em seis cadeias públicas femininas, das 575 mulheres presas, 200 estão grávidas ou tem filhos menores de 12 anos e metade em regime provisório.

Na Cadeia Pública Feminina de Cáceres, 16 detentas com filhos menores de 12 anos e uma grávida devem ser liberadas no máximo em 60 dias, prazo que a justiça tem para julgar seus direitos garantidos  consoante decisão de medida aprovada pelo STF, que deliberou que os tribunais referido lapso temporal após a publicação do édito, (terça-feira, 20) para a substituição das penas.

A Segunda Turma do STF decidiu, em maioria, pelo benefício do habeas corpus, acolhendo pedido foi feito pelos membros do Coletivo de Advogados em Direitos Humanos, que alegaram que a prisão preventiva de mulheres grávidas constitui tratamento desumano, cruel e degradante.

O benefício também se aplica às mães de crianças com deficiência, enfatizando porém, que mulheres que já foram condenadas e cumprem pena em unidades prisionais não serão contempladas pela medida, assim como as que, mesmo aguardando julgamento, estejam sob suspeita de crimes de violência ou grave ameaça contra os filhos.

No estado de Mato Grosso, em seis cadeias públicas femininas, das 575 mulheres presas, 200 estão grávidas ou possuem filhos menores de 12 anos e pelo menos a metade está em regime provisório, podendo aguardar julgamento em casa, de acordo com a medida aprovada pelo STF. A estimativa é da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, mas o número completo ainda está sendo levantado.

De acordo com a Sejudh, 156 mulheres estão presas nas unidades, sendo sete gestantes e uma mulher que está amamentando. Na Cadeia Pública de Colíder, são 55 presas e, destas, estima-se que 30 sejam provisórias. A secretaria informou que 17 mulheres com filhos menores de 12 anos cumprem pena no local. Entre as presas da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis, existem duas gestantes e 53 mães de crianças com até 12 anos.

Em Nova Xavantina, 23 mulheres com filhos menores de 12 anos cumprem pena na cadeia pública do município, já em Nortelândia, 28 das presas são mães, sendo três gestantes e uma mulher que está amamentando. Na penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, 37 presas, que são mães de crianças menores de 12 anos, cumprem pena, uma delas, grávida.




fonte: Assessoria com Redação



rotary JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados