Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Cônsul agilizou o translado de bebê morto para Bolívia
Data:24/02/2018 - Hora:09h55
Cônsul agilizou o translado  de bebê morto para Bolívia
JCC

O corpo do recém-nascido brasileiro, filho de um casal boliviano, que nasceu prematuro e morreu no Hospital São Luiz, em Cáceres, já foi repatriado para o país vizinho. A informação de que a criança foi abandonada no Hospital não procede, de acordo com o cônsul da Bolívia em Cáceres, Emílio Tamayo.

O que aconteceu, segundo ele, é que o casal é muito pobre, mora em uma comunidade rural boliviana chamada Candelária. A comunidade fica na região de fronteira a 200 quilômetros de Cáceres. O cônsul explica que apesar da quilometragem não ser muita a estrada até a comunidade é ruim, sem pavimentação. Lá não tem hospital por perto. O mais próximo é o São Luiz, para onde foram, quando a mãe da criança entrou em trabalho de parto. Não se sabe se a mulher fez qualquer acompanhamento pré-natal.

O bebê nasceu prematuro, enfraquecido, com sérios problemas respiratórios. Ficou entubado na UTI. Cinco dias após nascido, faleceu.

Neste meio tempo, entre o nascimento e o óbito, os pais foram avisados de que não poderiam ficar no hospital. Casa de apoio a migrantes os acolheu, mas como teriam de apresentar documentos para voltar para casa com o bebê, vivo ou morto, foram à Candelária buscar os papéis exigidos.

"Quando voltaram da viagem, que é demorada, por causa da estrada de chão, tiveram a notícia do óbito do filho. Ficaram tristes, de luto. Nós demos todo nosso apoio para repatriar o corpo, o que foi feito na quarta-feira, dia 21. O bebê já foi sepultado", detalha o cônsul.

Como nasceu em território brasileiro, a criança em questão é brasileira. A certidão de óbito foi expedida por cartório local, com esta naturalidade. Se sobrevivesse, os pais levariam o menino de volta e solicitariam dupla nacionalidade. É isso que ocorre após muitos partos parecidos com este, porém com desfecho positivo.

Em 2017, consultado da Bolívia em Cáceres repatriou, durante o ano, 20 corpos de vítimas bolivianas de todas as idades. Todo mês a entidade registra de 1 a 2 ocorrências que exigem o procedimento.




fonte: Assessoria com Redação



AREEIRA JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados