Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Proteção animal voluntária
Data:08/02/2018 - Hora:08h36

É sabido que nos dias de hoje é difícil encontrar uma lar sem ter nele inserido um animal de estimação. O Brasil tem 200 milhões de habitantes, e cada família tem em média 4 pessoas. Ou seja, 50 milhões de famílias, com 100 milhões de bichos, o que dá dois animais de estimação por casa. Diante desta realidade constatamos como é grande a população animal no nosso país, e verificamos também que deste montante muito são de famílias de baixa renda que não tem condições financeiras para manter esses animais, e muitas vezes se desfazem dele por não conseguir mantê-los.

Diante desta triste realidade foram sendo criadas nos Brasil varias Instituições de Proteção Animal. Essas instituições recolhem, cuidam e encaminham animais de estimação para adoção. Esses lugares são ONGs (organizações não governamentais) ou uma Associação Protetora de Animais. As pessoas que atendem esses pets o fazem por iniciativa própria e contam com a ajuda de terceiros para manter e cuidar dos bichinhos que são abandonados e maltratados por seus donos. Espalhadas pelo Brasil existem milhares de ONGs. Essas instituições tentam diminuir a população de animais abandonados, procuram também protegê-los de maus tratos, organizam mutirões de castrações, feiras de doações e tentam ajudar donos que não tem condições de tratar seus animais a terem acesso a serviço médico veterinário de forma gratuita ou por um custo baixo entre outras ações.

Visto esta realidade é importante esclarecer que estas instituições que se propõem a prestação deste trabalho mesmo que de forma voluntária e sem fins lucrativos precisa seguir alguns critérios para realização do mesmo. Para tanto a mesma precisa ter um estatuto devidamente registrado e lei municipal homologada reconhecendo que a mesma é um órgão de utilidade pública. Essas entidades de fins filantrópicos, reconhecidas como de utilidade pública estão sujeitas ainda a registro na autarquia CFMV-CRMVs do Estado/ região onde se localizem, mais ficam dispensados do pagamento de taxa de inscrição e da anuidade segundo o artigo 3º parágrafo único da Resolução 592 de 26 de junho de 1992. Também ficam essas instituições obrigadas a homologar um Registro de Responsabilidade Técnica e todo evento veterinário como mutirões, feiras e eventos que tenham prestação de serviço medico veterinário tem que segundo a Resolução 1041/2013 ter um profissional responsável.

Para se prestar um trabalho mesmo voluntario e com intenções nobres como é a causa dos, exige certos cuidados que visam não só assegurar a regularidade da prestação do serviço mais a própria integridade dos animais e pessoas envolvida no processo, pois todo trabalho que é conduzido por princípios de clareza e legalidade tem como fim um trabalho seguro para os que se beneficiam do mesmo, visto que estamos diante também de um serviço de saúde pública. ***___Cristiane Silva Campos - Medica Veterinária CRMV/MT 2165




fonte: Cristiane Silva Campos



AREEIRA JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados