Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Batalhão Ambiental prendeu 547 pessoas por crime ao meio ambiente
Data:11/1/2018 - Hora:08h49
Batalhão Ambiental prendeu 547  pessoas por crime ao meio ambiente
Assessoria

Canais para denúncias, 190 da Polícia Militar, o telefone fixo do Batalhão 3684-1633 e o 0800 65 3838, da Secretaria do Estado de Meio Ambiente

 Em 12 meses, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) prendeu 547 pessoas e aplicou mais de R$ 13 milhões em multas por crime ambiental. Ao todo, 670 animais foram resgatados, 99 armas de fogo e 1.227 munições foram apreendidas.

De janeiro a dezembro de 2017 mais de cinco toneladas de pescado e 1.137 unidades de material de pesca (anzóis, caixa de pesca, chumbada, espinhel, gancho, molinete, rede, tarrafa e vara) foram apreendidos. Parte desta apreensão aconteceu durante o período da Piracema, que iniciou em outubro de 2017 e encerrará em 31 de janeiro de 2018.

O comandante do Batalhão, tenente coronel PM Rodrigo Eduardo Costa, ressaltou a importância da contribuição da sociedade em denunciar práticas de crimes ambientais. Ainda segundo o comandante, há vários canais para denúncias, como por exemplo, o 190 da Polícia Militar, o telefone fixo do Batalhão 3684-1633 e o 0800 65 3838, da Secretaria do Estado de Meio Ambiente.

“A sociedade pode ajudar denunciando maus tratos ou criação irregular de animais, ou ainda quaisquer ações que resultem em danos ao meio ambiente. Temos equipes 24 horas trabalhando em defesa da vida, protegendo o meio ambiente”, afirmou.

Atualmente o Batalhão Ambiental desenvolve patrulhamento terrestre e fluvial, palestras de conscientização ambiental e exposição de animais taxidermizados (técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), realiza captura de animais silvestres, coordena operações nos municípios do interior e presta apoio a outros órgãos, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

O Batalhão Ambiental atua no Estado de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, e subunidades em Rondonópolis, Cáceres e Barra do Bugres, e tem por missão desenvolver atividade de policiamento e fiscalização ambiental, objetivando a proteção a fauna, flora, os recursos hídricos e florestais, das extensões de água e de mananciais, além de policiamento ostensivo geral, como forma de coibir os impactos ambientais.

 Resgate

Os animais resgatados, na maioria das vezes, possuem sequelas permanentes. No Centro de Triagem é feito o primeiro atendimento e depois são encaminhados aos hospitais veterinários da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ou da Universidade de Cuiabá (Unic).

As espécies de animais resgatados variam de acordo com o período do ano. Em período chuvoso, são mais comuns os resgates de serpentes, marsupiais e mamíferos. Já entre setembro e outubro, são mais frequentes os resgates de aves, que estão em fase de procriação, como as araras, papagaios, periquitos, que são os alvos mais escolhidos pelos traficantes.

 

 




fonte: Assessoria com Redação



rotary AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados