Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Foro privilegiado = câncer
Data:10/1/2018 - Hora:08h09

A República Federativa do Brasil, com a Constituição de 1988, para instituir um Estado Democrático, destinando assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, entre tantas prerrogativas constitucionais, uma delas, talvez a mais questionada, não pela amplitude da mesma, e sim, pelas constantes manobras  utilizadas pela classe política, diz respeito, ao Art. 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, será que todos os brasileiros são mesmo iguais perante a lei? Infelizmente, isso não é verdade, pois é facultado a aproximadamente 45 mil políticos e agentes públicos em todo o Brasil com direito de “foro especial por prerrogativa de função” em caso de processos por crimes comuns. No total, juntando-se a esses, mais de 54 mil pessoas têm direito a algum tipo de direito de foro privilegiado no Brasil, isso é uma vergonha.

Como extirpar de vez esse câncer, conhecido como foro especial por prerrogativa de função, isso só será possível, através dos nossos congressistas. O segundo passo já foi dado, a CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que põe fim ao foro privilegiado para processos contra políticos e autoridades.

O referido projeto foi aprovado por votação simbólica, quando há clara maioria no apoio à proposta e não é preciso submeter o texto a votação nominal, quando cada deputado registra seu voto no sistema eletrônico.

O mesmo mantém o foro privilegiado apenas para, o presidente e o vice-presidente da República, além do presidente da Câmara, do Senado e do STF (Supremo Tribunal Federal).

A Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 10/2013,  terá um longo caminho a ser percorrido na Câmara. O texto da proposta terá que ser analisada por comissão especial, criada especialmente com essa finalidade. Depois, o plenário terá que votar matéria em dois turnos, sendo necessários 308 votos (3/5 dos 513 deputados) em cada um deles.

Como no Brasil já foi instituída a lei da morosidade, vamos aguardar os acontecimentos, com relação à tramitação da (PEC) 10/2013, que é de suma importância, para que todos os cidadãos brasileiros possam ser tratados com igualdade perante a lei.

Temos que quebrar essa pecha, de que em nosso país perdura a plutocracia, que quer dizer “sistema político no qual o poder é exercido pelo mais rico. Esta concentração de poder está nas mãos da elite econômica é acompanhada de profunda desigualdade de renda e baixo grau de mobilidade social”.

Resumo da ópera, é inadmissível   que em pleno século XXI, ainda tenhamos que conviver com tamanhas desigualdades perante a lei. Vamos pegar apenas um exemplo, dessas disparidades na aplicação das leis em nosso país.

Vou me reportar ao ano de 2005, momento em que, a Justiça condenou a empregada doméstica Angélica Aparecida de Souza, 19 anos, a quatro anos de prisão em regime semi-aberto por ter tentado roubar um pote de margarina, porque ela não aguentava mais ver seu filho de 2 anos passando fome, ela cometeu sim um furto famélico. Será que a lei é igual para todos?

Pare o mundo, quero descer!

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)




fonte: Licio Antonio Malheiros



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Parabéns e muitas felicidades  a Gabriel Neves, que comemorou mais um aniversário.  Que hoje e sempre não falte a Saúde, a paz e o amor.Feliz aniversário! Destaque VIP ao casal Vicente Da Silva e Filomena Alcântara, que celebraram Bodas de Granizo. São 48 anos de companheirismo, amor e respeito. Nossos votos que essa união perdure para sempre  e que os dias passem devagar para que os momentos juntos se eternizem. Felicidades!!! Figa para as gêmeas Branda e Agatha, que fazem a alegria da mamãe Lívia e dos vovós corujas Claudionor Duarte e Claudia Vilela. É muito amor envolvido. Que elas cresçam com muita saúde são os nossos desejos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados