Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Músico cacerense é reconhecido como mestre pelo Prêmio Culturas Populares
Data:09/1/2018 - Hora:08h36
Músico cacerense é reconhecido como  mestre pelo Prêmio Culturas Populares
Divulgação

O cacerense Milton Pereira Pinho, compositor, músico e pesquisador, conhecido no meio artístico como Guapo foi reconhecido como Mestre, pelo Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura.

O Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura, que consagrou Guapo como mestre,  tem como  objetivo preservar e valorizar as diversas formas de expressões culturais espalhadas em todos os cantos do Brasil, trata-se de reconhecimento da importância de nossas tradições e do que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões do país.

O concurso lançado em junho do ano passado registrou o maior número de inscritos, atingindo 2.862 participantes. Foram selecionados no total 600 candidatos que foram agraciados com R$ 10 mil cada. Do total de premiados, 258 são do Nordeste, 251 do Sudeste, 42 do Norte, 28 do Sul e 21 do Centro-Oeste.

História: Guapo que teve uma educação musical bem colocada pelo pai professor, matemático e físico, que considerava educar os ouvidos com todo tipo de música, para distinguir a qualidade é uma das expressões maiores da cultura mato-grossense.

A vivência no Pantanal com sua riqueza sonora, sons de pássaros e animais, juntamente com a vivência no meio popular, bailes, festa de santo e outros festejos populares, influenciaram-no decisivamente. De sua mãe, lavadeira ribeirinha, herdou e aprimorou o gosto popular: das lendas e mitos ribeirinhos. A mistura da influência paterna e materna, gerou o vivo interesse pela ciência e pela sensibilidade do conhecimento popular, que lhe suscitou o jeito autodidata de músico e pesquisador. Com 18 anos começou a tocar violão e nunca mais largou. Sempre gostou de pintura, literatura, cinema e poesia.

Milton Pereira de Pinho, Guapo, nascido em 1951, em Cáceres/MT. Descendente da velha estirpe mato-grossense desde 1725 quando Antonio de Pinho Azevedo, sertanista de Arouca – Lamego – Portugal, chegou em Cuiabá e casou com a cuiabana Doroteia dos Prazeres.

É filho de pai violeiro, tio cantor que se expressava em várias línguas: Português, Espanhol e Guarani. Sua avó paterna, Yolanda Widal de Pinho, era pianista, seu avô materno, Zacaria Pereira de Lima, era cururueiro (violeiro folclórico). (Colaborou Revista Biografia)

 



fonte: Da Redação



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados