Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Unemat outorga título de doutor para bispo D. Pedro Casaldáliga
Data:13/12/2017 - Hora:09h54
Unemat outorga título de doutor  para bispo D. Pedro Casaldáliga
Misioneros Claretianos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) concedeu seu primeiro título honorífico, o de Doutor Honoris Causa ao Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia Dom Pedro Casaldáliga, aprovado pelo Conselho Universitário da Instituição. A cerimônia de entrega do diploma de concessão do título ainda será agendada, mas a indicação é em reconhecimento à luta pela permanência do campus de Luciara no Araguaia, entre tantas lutas que o religioso travou para que a população mais pobre e os indígenas da região tivessem consciência de seus direitos e que lutassem por eles.

Pere Casaldáliga i Pla nasceu em Balsareny, província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928. Radicado no Brasil desde 1968, foi nomeado bispo prelado de São Felix do Araguaia pelo Papa Paulo VI e ordenado dois meses depois, no dia 23 de outubro de 1971. Em 1968, quando se mudou para o Brasil, tinha a incumbência de fundar uma missão claretiana em Mato Grosso. Em meio à ditadura militar, o então sacerdote encontrou no Araguaia uma região com alto grau de analfabetismo, marginalização social e concentração fundiária e, conseqüentemente, a ocorrência de inúmeros assassinatos.

Fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário, Dom Pedro ganhou notoriedade internacional ao denunciar atos de madeireiros, policiais e grandes proprietários rurais no regime militar contra posseiros, peões e povos indígenas. Por sua permanente luta e defesa dos mais vulneráveis, Dom Pedro foi ameaçado de morte por pelo menos seis vezes, sendo a última em 2012. 

Adepto da teologia da libertação e autor de inúmeros livros, Dom Pedro, beirando os 90 anos de idade, tem por lema “Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar.”

Com a saúde bastante debilitada, em função da doença de Parkinson, responsável pela sua renúncia à Prelazia em 2005, atualmente Dom Pedro Casaldáliga vive em São Félix do Araguaia, em companhia de freis agostinianos.  




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
zoom
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados