Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Lideranças municipalistas se reúnem para tratar das UPAs
Data:07/12/2017 - Hora:08h58
Lideranças municipalistas se reúnem para tratar das UPAs
CNM

A busca de soluções para as dificuldades dos municípios em relação à manutenção das Unidades de Pronto Atendimento-UPAs foi o tema da reunião realizada com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, na última terça-feira (5), solicitada pela Associação Mato-grossense de Municípios.

O Presidente da AMM Neurilan Fernandes, apresentou as reivindicações de todos os municípios referentes às unidades de Saúde e destacou a falta de condições financeiras dos municípios com o custeio do funcionamento das Upas. Durante a reunião, ele também enumerou que são vários os casos em que as unidades foram construídas e não estão funcionando, bem como outras em obras inacabadas.

Diante desse quadro, a reivindicação dos municípios é que o ministro da Saúde possa dialogar com o ministro do Tribunal de Contas da União-TCU, Augusto Nardes, no sentido de mudar a destinação da utilização dos prédios que foram construídos para funcionamento das Upas, sem que o gestor tenha um problema posteriormente com os Tribunais de Contas.

O município recebe o dinheiro para construir a Upa, mas percebe que não tem essa capacidade econômica ou de recursos humanos para colocá-las em funcionamento. Neste caso, ele teria a prerrogativa de utilizar o prédio para outro tipo de serviço, também voltado para a saúde, como uma Unidade Básica de Saúde ou um Centro de Saúde Ampliado.

Nos locais onde ficam as Upas que já foram concluídas, se o prefeito não colocar em funcionamento, terá que devolver recursos para a União e Fraga ressaltou que nenhum prefeito quer isso, que as prefeituras estão fechando as UPAs por falta de recursos para tocar as unidades. Ele se posicionou contrário à possibilidade de os municípios serem penalizados por isso, sendo obrigados a devolver os recursos ao Governo Federal. Segundo ele, o ministro já determinou que faça de forma urgente um comunicado ao TCU, relatando que poderá se fazer a mudança de objeto desde que o espaço das Upas seja utilizado na área da Saúde. Fraga argumentou com o Ministro o cenário crítico vivenciado pelos municípios e pediu celeridade nessa demanda.




fonte: AMM/MT com Redação



JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Flores multicoloridas a aniversariante do dia Ryvia Sodré que festeja a data ao lado do maridão Erze, filho Juninho, familiares e amigos. Que sua vida seja plena de alegrias, saúde e muitas prosperidades são os nossos sinceros votos. Destaque VIP ao querido José Ricardo Menacho que com sua voz maravilhosa abrilhantou o evento de inauguração do Natal Luz, cantando My way acompanhado pela Banda Sinfônica da Universidade do Estado de Mato Grosso. Um show de alto nível que merece nossos aplausos. Votos de felicidades ao mais novo casal Anderson Silva e Kamila Ladeia Segatto. Que essa união perdure para sempre e que o amor e o respeito sejam uma constante na vida a dois.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados