Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Imagens que salvam Vidas
Data:08/11/2017 - Hora:09h09

O Dia do Radiologista é comemorado anualmente no dia 8 de novembro, portanto, esta quarta feira, é a data que conforme registro no calendário, homenageia este profissional, responsável em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do Raio – X; uma das principais invenções da medicina contemporânea e também, por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano. Ilustrando melhor a efeméride, o Dia do Radiologista celebra tanto os médicos radiologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em medicina, quanto os técnicos em radiologia, que concluíram o ensino médio e se formaram em um curso técnico em radiologia. Muitas pessoas confundem o Técnico em Radiologia com o Médico Radiologista, quando na verdade são duas profissões que se complementam. O Técnico em Radiologia é responsável por operar os equipamentos e freqüentemente tem contato com o paciente; enquanto o médico faz a análise crítica do pedido de exame, conhece as indicações e contra-indicações dos métodos, faz exames e laudos, correlacionando os achados obtidos com os dados clínicos, e deve ter base de física para entender a obtenção das imagens, procurando sempre melhorá-la e realizar uma documentação de boa qualidade.

A data, refere-se ao 8 de Novembro de 1895, quando o físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen começou a fazer experiências em seu laboratório na Universidade de Wurzburg e  que viriam a se tornar uma das maiores descobertas da medicina contemporânea.

Em 22 de dezembro do mesmo ano, Roentgen usou a radiação para fotografar os ossos da mão de sua esposa. Sem saber ao certo o tipo de "raio" capaz de fazer tal feito, o alemão chamou a invenção de "Raio-X", sendo que o "X" sempre foi usado para indicar aquilo que é indeterminado ou desconhecido. Depois de aperfeiçoar sua descoberta, Roentgen recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903, por ter criado o "Raio-X". Assim, os profissionais da área decidiram decretar o dia 8 de novembro como o Dia do Radiologista, homenageando a data em que o cientista começou seus estudos que levariam a descoberta de um dos aparelhos mais importantes do século XX.

A radiologia é a especialidade médica que se ocupa em gerar imagens do corpo mediante vários agentes físicos (RX, Ultrasom, Campos Magnéticos, etc.) e de utilizar essas imagens para o diagnóstico e em grau menor, para prognóstico e tratamento dos pacientes. Ela pode ser separada em: Radiologia Diagnóstica ou Radiodiagnóstico, se centra principalmente em diagnosticar as enfermidades mediante a imagem e Radiologia intervencionista, se centra principalmente no tratamento das enfermidades, mediante o emprego de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos guiados por técnicas de imagem. Neste espaço queremos hoje homenagear os radiologistas de Cáceres e região e em tempo, lembrando que, conforme dizem, imagens valem mais do que mil palavras, algumas ainda são capazes de salvar vidas! Parabéns, Radiologista! ***__Rosane Michelis – Jornalista/Colunista do Correio Cacerense.




fonte: Rosane Michelis



AREEIRA JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Parabéns e muitas felicidades  a Gabriel Neves, que comemorou mais um aniversário.  Que hoje e sempre não falte a Saúde, a paz e o amor.Feliz aniversário! Destaque VIP ao casal Vicente Da Silva e Filomena Alcântara, que celebraram Bodas de Granizo. São 48 anos de companheirismo, amor e respeito. Nossos votos que essa união perdure para sempre  e que os dias passem devagar para que os momentos juntos se eternizem. Felicidades!!! Figa para as gêmeas Branda e Agatha, que fazem a alegria da mamãe Lívia e dos vovós corujas Claudionor Duarte e Claudia Vilela. É muito amor envolvido. Que elas cresçam com muita saúde são os nossos desejos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados