Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Instituições se articulam para criar mecanismo estadual de prevenção e combate à tortura
Data:19/10/2017 - Hora:09h00
Instituições se articulam para criar mecanismo estadual de prevenção e combate à tortura
Divulgação

Cópias do relatório apresentado nesta quarta-feira (18), durante o Encontro Estadual de Prevenção e Combate a Tortura do Estado de Mato Grosso, serão encaminhadas aos promotores de Justiça que atuam nas áreas da cidadania, infância e juventude, criminal e execução penal para análise e adoção das providências cabíveis. No documento, além de apresentar recomendações em nível estadual, foram apontados problemas específicos relacionados ao Centro de Atendimento Socioeducativo CASE de Sinop, Cadeia Pública de Nova Mutum, Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho e Comunidade Terapêutica Valor da Vida.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, pastor Teobaldo Witter, entre os problemas detectados estão maus tratos a detentos, agressões verbais e, em alguns casos até mesmo violência física. “As visitas foram feitas em presídios e em centros de recuperação. Verificamos que muitas situações precisam ser modificadas, mas para isso necessitamos do envolvimento de todas as instituições do Estado”, ressaltou.

Segundo ele, o encontro realizado nesta quarta-feira, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, buscou promover a articulação dos órgãos e entidades que trabalham com esta temática para criação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate a Tortura. Participaram das discussões, representantes do Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Defensoria Pública, Ministério Público Federal, Secretaria de Segurança Pública, Fórum Estadual dos Direitos Humanos, entre outras entidades.

O Procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, enfatizou que a proposta é trazer para o Estado de Mato Grosso as melhores soluções possíveis em relação à temática. “Quando avaliamos o grau de civilização de qualquer sociedade, um dos pontos que devemos analisar é justamente o respeito aos direitos humanos e da prevenção e combate à tortura. Queremos trazer para o nosso Estado as melhores soluções possíveis dentro deste contexto”.

MESA DE HONRA: Compuseram a mesa de honra do Encontro Estadual, as seguintes autoridades: O procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, pastor Teobaldo Witter; o deputado estadual Dr Leonardo; o defensor público Roberto Tadeu Vaz Curvo; o procurador da República, Vinícius Alexandre Fortes de Barros; o perito do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Lúcio Costa; o secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretária de Segurança Pública, coronel Jonildo José de Assis; o representante do secretário adjunto de Direitos Humanos, Miguel Gonçalo Magalhães; o representante do Conselho Regional de Serviço Social, Silbene Santana de Oliveira; o representante do Fórum Estadual de Direitos Humanos, Inácio Werner.




fonte: Assessoria



JBA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados