Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Dia das Crianças
Data:11/10/2017 - Hora:08h03

Amanhã, 12 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia da Criança, data que existe desde o ano de 1924, aliás, o Brasil foi um dos primeiros países a ter uma data especialmente dedicada às crianças, antes de a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a estabelecer um Dia Internacional para o mesmo tema em 1959. Para entender a história da instituição desse dia no Brasil e a sua popularização, faz-se necessário compreender um pouco do que se entende por infância no mundo ocidental. Muitos especialistas em história da infância, como o historiador francês Philippe Ariès, asseguram que o conceito de infância, ou criança, tal como o concebemos hoje, foi socialmente construído a partir do século XVIII. Naquele século, as primeiras teses acerca da pedagogia moderna – como as de Jean-Jacques Rousseau, elaboradas em sua obra Emílio, ou Da Educação – começaram a pensar a criança de acordo com as singularidades físicas, cognitivas e sociais que ela apresenta. Nesse sentido, pautas como o desenvolvimento da estrutura corporal e do aprendizado escolar de acordo com a idade começaram a entrar nas discussões políticas, sobretudo após a Revolução Francesa.

As legislações dos Estados Nacionais do século XIX, aparadas nas idéias liberais herdadas do Iluminismo e da Revolução Francesa, solidificaram essa nova concepção de infância. Os cuidados com a criança passaram a ser função não apenas de seu núcleo familiar, mas também do Estado. A cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil), em 1923, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Nessa época, o país era governado por Arthur Bernardes. Um dos deputados federais da época, chamado de Galdino do Valle Filho, valendo-se da atmosfera reflexiva que o congresso deixara na capital, elaborou, no ano seguinte (1924), um projeto que objetivava a criação de um dia nacional dedicado à criança. Sua proposta era a de que esse dia fosse 12 de outubro. O projeto de Galdino foi aprovado, e o presidente Arthur Bernardes oficializou o Dia da Criança por meio do Decreto n. 4867, de 05 de novembro de 1924. Entretanto, a data não suscitou de imediato a aclamação popular. Seriam necessários cerca de 30 anos para que o Dia das Crianças entrasse no “gosto do povo” no Brasil. Isso aconteceu a partir de 1955, quando a marca Estrela, de fabricação de brinquedos, deu início a uma campanha nacional para a venda de seus produtos intitulada “Semana do Bebê Robusto”. A campanha consistia em valer-se do Dia da Criança como mote de vendas. Dez anos depois, em 1965, foi a vez da empresa Johnson & Johnson dedicar-se ao mesmo tipo de projeto, com a campanha “Bebê Johnson 65”. A partir de então, o Dia da Criança, que havia sido criado em 1924, passou a ser disseminado em todo o território do país. ***___Cláudio Fernandes




fonte: Cláudio Fernandes



JBA AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados