Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Cassadores de Ilusões
Data:11/10/2017 - Hora:07h58
Cassadores de Ilusões

O titulo acima poderia ser com cedilha no C, mas isso pouco importa, desde que justificados os dois ésses, devido a diferença vocabular dos substantivos, Cassar com dois SS, - anular, tornar nulo, palavreando: 

Cassar (com ss), significa anular, tornar nulo, por ex:. o juiz teve que cassar um mandato... o político teve seus direitos cassados. Ao passo que Caçar com cedilha no C significa procurar, perseguir, apanhar, matar; palavreando: os policiais tiveram que caçar os assaltantes; espingarda de caçar rolinha, (não confundir com espinafre de caçarolinha). Sem o tema obsessivo do livro de Luiz Gonzaga, Caçadores de Ilusões, cujo personagem se vê integralmente conturbado com influência que estimula espíritos a permanecer zumbis, com a vampirização, sem buscar a luz, vamos aos Cassadores de Ilusões. Longe da ficção de Gonzaga, com a devida vênia à sua filosofia espiritual, vamos à triste realidade de ínclitos personagens que em horas e dias de confabulações em alfarrábios e vademecuns jurídicos, discussões sócio-filosóficas, termos floreados mesclados de latim, não perceberam que estavam cassando ilusões. No divagar bem devagar do nosso papo informal a seguir, o leitor entenderá que longe da intenção de magoar quem quer que seja, o que surpreende no patropi, é como se gasta vela com defunto ruim, enxugando gelo, varrendo praia e chovendo no molhado com coisas sem muita significância, sobretudo, do ponto de vista legal. Trocando em miúdos, na semana passada, a mídia se rasgou em manchetes, entrevistas e os cambaus com a decisão retroativa dos efeitos da Lei da Ficha Limpa, aos condenados a inelegibilidade antes de seu édito. Pois bem, pelo placar de 6 a 5, decidiu-se pela retroatividade, ou seja, os inelegíveis por 3 ou 4 anos antes da Lei da Ficha Limpa de 2010 sofreriam a sanção de 8 anos previstos na atual. Curioso é que pouca gente se ateve que nas eleições de 2018, mesmo com a retroatividade em detrimento aos condenados, (uma lesão constitucional – art. 5º inciso 36 que “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada),” a inelegibilidade, estará extinta, oras! A Lei Complementar 135, a tal da Ficha Limpa, foi editada em 4 de junho de 2010, as convenções partidárias para as eleições de 2018 são em julho e mesmo abrangidos por ela os políticos considerados inelegíveis antes de seu advento, estarão aptos legalmente para se candidatar! Corretíssimas as posições dos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio e Celso de Mello, ao afirmarem, que aplicar o novo prazo de inelegibilidade a processos já julgados pela Justiça Eleitoral afetaria o princípio de respeito a decisões judiciais em processos já julgados. Então, minha gente, o que se pode concluir é que além de Pokémon, tem gente Cassando Ilusões, mesmo porque, a dúbia decisão, não deve impedir ninguém de disputar a eleição de 2018; já que todos os que foram condenados por um órgão colegiado antes da vigência da lei, em junho de 2010, já teriam cumprido o prazo de oito anos de inelegibilidade até a próxima disputa eleitoral.




fonte: Reprodução Web



rotary AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados