Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Na festa da Empaer em Cáceres governo destaca os investimentos
Data:30/09/2017 - Hora:08h36
Na festa da Empaer em Cáceres governo destaca os investimentos
Durcy Areolo

Carlos Fávaro afirmou aos produtores da região que um dos grandes desafios, é promover a regularização ambiental trazida pelo novo Código Florestal, à MT.  

 Durante a Feira Tecnológica da Agricultura Familiar, que comemorou os 53 anos da Empresa Mato-grossense de pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Cáceres, o vice-governador Carlos Fávaro falou do trabalho do Governo do Estado na atual gestão frente a esta importante fonte econômica para Mato Grosso.

“Em dois anos e meio investimos mais de R$ 15 milhões de Reais na Agricultura Familiar, na aquisição de equipamentos para os pequenos produtores. Só no último dia 28, foram entregues 242 equipamentos para 41 municípios. Ao todo, são 50 veículos, 41 patrulhas mecanizadas, duas pá-carregadeiras, dois caminhões-tanque isotérmicos”.

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, também já foram entregues 330 resfriadores de leite e até o final do ano serão 500 unidades. Para Fávaro, o evento de 53 anos da Empaer marca a grande virada da agricultura familiar no estado, que era deixada para trás. “Não existem duas agriculturas. Todas são muito importantes e dão muito resultado econômico. Acontece que a pequena propriedade é desassistida, é deixada de lado, é desprezada. E ela não precisa de esmola, precisa da presença ativa do governo do estado levando informação, tecnologia, parceria, fomento, e é isso que estamos fazendo com muita dedicação”.

Segundo o presidente da Empaer, Layr Mota, a feira apresenta muitas alternativas, resultados de pesquisas e novas tecnologias de cultivo para diversas culturas, da mandioca à banana, do maracujá ao abacaxi, da piscicultura à pecuária leiteira, da horticultura à apicultura. O evento aberto na quarta feira, 27, encerrou-se ontem, 29, no Centro Regional de Pesquisa e Transparência de Tecnologia de Cáceres.

Acompanhado também do deputado estadual Leonardo Albuquerque, do secretário de Ciência e Tecnologia, Domingos Sávio, e dos presidentes regionais da Empaer, Fávaro visitou as sete Unidades Demonstrativas com Tecnologia e Alternativa de Renda para o Agricultor Familiar.

Carlos Fávaro afirmou aos produtores da região que um dos grandes desafios de Mato Grosso é promover a regularização ambiental trazida pelo novo Código Florestal (Lei n° 12.651/2012), que vai se tornar realidade a partir do novo Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). Lançado no dia 2 de junho deste ano, o sistema tem cerca de 113,5 mil propriedades rurais em sua base, 20 mil em estado de atualização e 8 mil em análise.

A meta é chegar a 2 mil análises mensais para de fato promover a regularização ambiental no Estado, propiciando o desembargo prioritário a 10 mil propriedades. Por meio de várias parcerias, entre elas com a IDH – Iniciativa de Comércio Sustentável, promovida no início deste mês, a expectativa é triplicar esse número.

Ele explicou que assim que chegou à Sema, em abril do ano passado, deparou-se com uma situação muito crítica. O Sicar, sistema federal, em três anos havia cadastrado mais de 100 mil propriedades, mas, analisado cerca de 2,5 mil e aprovado menos de 100 cadastros. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais do país, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Com relação à Autorização Provisória de Funcionamento (APF) Rural, Fávaro destacou que a Sema está analisando normalmente as demandas que chegarem. O Banco do Brasil suspendeu a exigência até 31/12/2017, mas a partir de 1° de janeiro de 2018 as propriedades que não tiverem não poderão acessar financiamento e ainda poderão ser multadas e embargadas pelas equipes de fiscalização.

 




fonte: Secom com Redação



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados