Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Os Retirantes
Data:22/09/2017 - Hora:09h51

Moradores de um pequeno vilarejo; denominado Riacho Grande, distrito da cidade de Mirandópolis viviam Sô Antônio e Dina Beralina, juntamente com seus dois filhos: José Maria e Maria José. Vida dura da roça levantava 5 horas e após um tira jejum de arroz, feijão e farinha, ou seja, um revirado, do que sobrou na noite anterior, partiam o campo em um pedaço de terra que haviam arrendado de um fazendeiro da região. Vida dura no cabo da enxada, sol escaldante, era o que lhe rendia para a sobrevivência. Cultivavam de tudo um pouco. Era Sô Antônio e os filhos enquanto dona Sá Beralina, ficava na linda casa, pois levantava ainda de madrugada para preparada a comida que era levada nos caldeirões para a roça. Enxadas nas costas e os caldeirões nos cabos das enxadas.

O relógio de Sô Antônio era o sol, por sua altura no céu. O almoço era quando o sol estava no meio do céu. José Maria era quem esquentava a bóia, arranjava umas pedras onde fazia um fogãozinho e ali acendia um fogo, onde esquentava a comida. Após cada um sentar em canto para comer, pois sabiam após a comida o dia era mais longo, ou seja, até o sol se esconder, onde voltavam para casa. Á noite, Sô Antônio e dona Sá Beralina conversavam sobre os filhos, pois precisavam estudar e ali não havia recursos, o que faziam era só para o sustento. Depois de muito pensar, resolveram ir para a cidade. Alugaram um barraco e providenciou a mudança, que foi feito num velho carro de boi, cedido pelo fazendeiro.

Após tudo ajeitado, matricularam os filhos numa escola estadual, onde fizeram o ensino básico, eles foram muito aplicados, pois sabiam o esforço dos pai, ela trabalhando como faxineira e ele de servente de pedreiro, pois mal escreviam o nome. A partir daí partiram os meninos para o vestibular, Maria José prestou para professora e foi feliz, José Maria optou por direito e também foi bem sucedido. Humildes e tímidos adentraram na faculdade para o primeiro dia de aula, o que não foi surpresa, alunos veteranos foram recepciona-los para o batismo, a fim de que fossem aceitos por eles, ou seja, os famosos trotes, tiveram que ingerir bebidas alcoólicas, tomar ovo cru, óleo na cabeça com farinha de trigo, óleo queimado e até fumar alguns baseados. Posteriormente foram jogados na piscina muito atordoados.

Que decepção começaram a sentir, pois estavam tão satisfeitos, incrédulos começaram a pensar, querer crescer e evoluir é passar por tudo isso, mais mesmo assim não desanimaram, lembravam-se do sofrimento de seus pais e o trabalho na roça e a vida dura que tiveram.  O tempo passou como tudo na vida e os meninos formaram naquilo a que se propuseram. Ela professora e ele advogado as coisas boas da vida. Realizando seus ideais e dando vida digna a seus pais. Hoje, ao sentarem-se a mesa para a refeição, agradecem a Deus os dias duros que tiveram o que lhes serviu de estimulo para uma vida melhor. Dando a seus pais uma velhice tranqüila e feliz. Formalizo e ouso dizer-lhes acredite e vencerás. Deus dá o frio, conforme o cobertor.

***___Írio/Tribuna de Minas.

 




fonte: Írio/Tribuna de Minas



JBA AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados